Desde junho que, em Portugal, as pessoas com diabetes com mais de 18 anos podem beneficiar da monitorização contínua da glicose em tempo real e das predições baseadas em inteligência artificial (IA) através do novo sensor da Roche.
Uma solução que após avaliação pelo Infarmed recebeu agora a aprovação para financiamento, ampliando a oferta comparticipada já existente em Portugal. Neste âmbito, é estimado que durante o mês de dezembro este sensor possa estar disponível já com comparticipação para os utentes do SNS, sendo que nestes casos terá de ser apresentada uma prescrição feita por especialistas em Endocrinologia, Medicina Interna, Pediatria e Medicina Geral e Familiar, como previsto na legislação em vigor.
Desde que foi introduzida, a tecnologia de monitorização contínua da glicose (MCG) melhorou significativamente o tratamento da diabetes, mas um número significativo de pessoas ainda tem dificuldade em manter a glicose dentro dos valores adequados ao usar os sistemas atuais. A hipoglicemia é comum entre pessoas com diabetes tipo 1, com uma incidência anual de hipoglicemia grave que varia de 3,3% a 13,5%.
“Gerir os valores de glicose é um desafio contínuo e complexo para quem vive com Diabetes. É mais do que apenas atingir as metas de glicose. As pessoas com Diabetes precisam de se sentir confiantes o suficiente para tomarem as decisões certas sobre os seus cuidados pessoais de forma independente”, afirmou, em comunicado, Roel Meeusen, diretor-geral da Roche Diagnósticos em Portugal, acrescentando que “a nossa nova solução coloca o poder da predição nas mãos das pessoas que vivem com diabetes, com os seus algoritmos integrados baseados em IA que prevêem de forma personalizada os valores de glicose para as próximas 2 horas, bem como a hipoglicemia iminente e noturna. As pessoas com diabetes devem ter a liberdade de planear o dia com antecedência e ter uma boa noite de sono”.
A solução de MCG da Roche inclui um sensor sem fios resistente à água, usado na parte posterior do braço, e as aplicações onde os utilizadores podem ver os seus valores atuais de glicose e a sua evolução futura através de análises preditivas. O sensor envia os valores de glicose medidos em tempo real para a aplicação e esta utiliza-os, em conjunto com outras informações opcionais introduzidas pelo utilizador — tais como a ingestão de alimentos e as administrações de insulina — para detetar padrões e prever os valores futuros de glicose. Apoiada por algoritmos treinados por IA, fornece previsões personalizadas de hipoglicemia provável dentro de 30 minutos, bem como previsões gerais estimadas dos valores de glicose dentro de 2 horas e durante um período noturno definido de 7 horas.




