Rui Santos Ivo, Presidente do INFARMED e do Conselho de Administração da EMA, voltará a estar presente na edição de 2026 do RETHINKING PHARMA para fazer um balanço sobre a Indústria Farmacêutica e desvendar o que lhe reserva o futuro.
Ao longo dos anos, no Ministério da Saúde em Portugal, exerceu várias funções, nomeadamente: Presidente (2002-2005) e Vice-presidente do INFARMED (1994-2000; 2016-2019) e Presidente (2014-2016) e Vice-Presidente (2011-2014) da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS, I.P.), assumindo ainda outras funções executivas e consultivas em diversos órgãos, comités e grupos de trabalho da área da Saúde.
Em 2009, foi Professor Associado Convidado da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL) na área de Regulamentação de Medicamentos. Até novembro de 2025, foi também Presidente do Grupo de Chefes das Agências de Avaliação de Tecnologias de Saúde (HAG), função para a qual foi eleito pelos seus pares das agências de avaliação de tecnologias de saúde.
Rui Santos Ivo possui uma vasta experiência internacional na área da regulação do medicamento e das tecnologias de saúde. Entre 2000 e 2002, desempenhou funções como Administrador na Direção da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), em Londres. Mais tarde, entre 2006 e 2008, assumiu responsabilidades executivas na Unidade Farmacêutica da Direção-Geral das Empresas e Indústria, em Bruxelas. Foi também o primeiro Chairman do Grupo de Coordenação das Autoridades do Medicamento da União Europeia (2004-2005). De 2008 a 2011, exerceu o cargo de Diretor Executivo da Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (APIFARMA).
RETHINKING PHARMA 2026: “A IF não será a mesma no dia seguinte”
O RETHINKING PHARMA regressa a Lisboa a 21 de maio de 2026 para poder reencontrar o propósito e recuperar a energia única que o trouxe a um setor tão especial e decisivo na vida das comunidades. Porque From Lab2Life, We Care!
Aproveite os preços especiais de Early Bird até 31 de dezembro e reserve o seu lugar aqui.
O RETHINKING PHARMA é uma iniciativa da PHARMAPLANET em parceria com a revista MARKETING FARMACÊUTICO, o meio de referência do setor. Este evento conta com o patrocínio da RANGEL LOGISTICS SOLUTIONS e da OCP Portugal. A revista FARMÁCIA DISTRIBUIÇÃO e o Portal NETFARMA são media partners do evento.




