O Governo reconduziu o presidente da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed), Rui Santos Ivo, que terá na administração o especialista em Economia da Saúde Eduardo Costa e a médica Raquel Ascensão, da área da Farmacologia Clínica.
Fonte do Ministério da Saúde confirmou à Lusa que os três nomes do novo conselho de administração do Infarmed foram hoje aprovados em Conselho de Ministros.
Rui Santos Ivo acumula desde março a presidência do Infarmed com a liderança da Agência Europeia de Medicamentos (EMA).
A nível europeu, é vice-presidente do Comité Técnico Permanente de Valletta/Declaração de Valletta (2017).
Ao longo dos anos, além do Infarmed, foi presidente (2014-2016) e vice-presidente (2011-2014) da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), assumindo ainda outras funções executivas e consultivas em diversos órgãos, comités e grupos de trabalho da área da Saúde.
Rui Santos Ivo já tinha sido administrador na direção da EMA, em Londres (2000-2002) e exercido funções executivas na Unidade Farmacêutica da Direção-Geral das Empresas e Indústria, em Bruxelas (2006-2008).
Foi o primeiro presidente do Grupo de Coordenação das Autoridades do Medicamento da União Europeia (2004-2005) e, entre 2008 e 2011, foi diretor executivo da Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (APIFARMA).
Já este ano, foi distinguido com o Prémio Almofariz Figura do Ano.
Eduardo Costa, um dos dois novos vogais do conselho de administração do Infarmed, é doutorado em Economia pela Nova School of Business & Economics.
A sua investigação é focada na sustentabilidade e eficiência da despesa pública em saúde, e no impacto dos recursos humanos no sistema de saúde.
É coordenador do projeto ‘Mais dados Melhor Saúde’, do Centro de Estudos e Gestão do Instituto Superior Técnico (CEGIST).
Adicionalmente, é ainda perito da Comissão de Avaliação de Tecnologias de Saúde do Infarmed e membro da Comissão Nacional para os Centros de Referência do SNS, tendo igualmente experiência de consultoria em economia e política de saúde em projetos nacionais e internacionais, com instituições públicas e privadas.
Eduardo Costa foi ainda presidente da direção da Associação Portuguesa de Economia da Saúde (APES).
A outra nova vogal do Infarmed é Raquel Ascensão, licenciada em Medicina e especialista em Medicina Geral e Familiar e Farmacologia Clínica.
É assistente convidada da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e os seus interesses de investigação centram-se nos domínios da farmacoepidemiologia e práticas de utilização segura dos medicamentos (incluindo a reconciliação da medicação).
Foi professora adjunta na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa e pertence à Comissão de Farmácia e Terapêutica da Unidade Local de Saúde de São José.




