Estão abertas as candidaturas para a 11ª edição das Bolsas de Cidadania da Roche, que visam o financiamento de projetos e ideias de associações de doentes e outras Organizações Não Governamentais (ONG). Este ano serão atribuídos 75 mil euros para cinco projetos.
A iniciativa procura fomentar a participação dos cidadãos nos processos de decisão em saúde, a informação dos doentes sobre os seus direitos, assim como a sua participação nas decisões individuais de tratamento.
Para a edição de 2025 são considerados preferenciais os projetos que:
-
Informem os doentes dos seus direitos de acesso à informação e ao envolvimento nas decisões individuais de cuidados de saúde;
-
Incrementem a participação dos cidadãos e dos doentes nos processos de decisão em saúde;
-
Contribuam para o incremento da qualidade de vida dos doentes e seus cuidadores em sociedade;
-
Promovam os ganhos em saúde dos cidadãos;
-
Aumentem a literacia em saúde da população.
As candidaturas deverão ser apresentadas até 8 de abril de 2025 (podem ser submetidas aqui) e devem respeitar, obrigatoriamente, todos os requisitos que constam no regulamento, incluindo o preenchimento do formulário de candidatura.
As Bolsas a atribuir terão os seguintes valores:
-
25 mil euros (uma bolsa);
-
20 mil euros (uma bolsa);
-
15 mil euros (uma bolsa);
-
10 mil euros (uma bolsa);
-
5 mil euros (uma bolsa).
A análise das candidaturas e a proposta de decisão de atribuição das Bolsas será feita por um júri independente, constituído por um mínimo de cinco elementos, nomeadamente:
-
Graça de Freitas – Médica e antiga Diretora-Geral da Saúde
-
Isabel Aldir – Médica
-
José Pereira de Almeida – Médico, Teólogo e Vice-Reitor da Universidade Católica Portuguesa
-
Luís Simões – Presidente do Sindicato dos Jornalistas
-
Maria de Belém Roseira – Jurista e antiga Ministra da Saúde
-
Maria do Céu Machado – Médica e Professora Catedrática jubilada
-
Ricardo Encarnação – Diretor Médico da Roche Farmacêutica




