
A edição de 2025 da Reunião Anual do Colégio de Especialidade de Assuntos Regulamentares da Ordem dos Farmacêuticos (CEAR-OF) terá lugar no próximo dia 26 de junho nas instalações da nova Sede da Ordem dos Farmacêuticos, em Lisboa.
A reunião decorrerá em modo presencial e é aberta, como explica Teresa Carvalho, presidente do Conselho do CEAR-OF, “a especialistas do Colégio, farmacêuticos e outros profissionais, bem como a todos os que possam ter interesse em conhecer mais sobre a área regulamentar e os seus desafios e prioridades futuras, a nível nacional e europeu, incluindo membros-estudantes da OF”.
Mais do que um evento formativo, a Reunião Anual do CEAR-OF “pretende ser um fórum de reflexão e discussão sobre desafios e oportunidades da área regulamentar, num momento de grandes mudanças legislativas, científicas e tecnológicas”, salienta a responsável, ao NETFARMA, acrescentando que “a reunião é também um momento privilegiado de network e partilha informal de conhecimento e experiência entre os vários participantes, contribuindo para a construção de uma comunidade regulamentar robusta e coesa”.
Digitalização e acesso na estratégia europeia
O tema escolhido para a edição de 2025 foi ‘Mais do que regular: digitalização e acesso na estratégia europeia’.
“Antecipando a revisão da legislação europeia, e num contexto de grandes mudanças científicas e tecnológicas, a rede das agências reguladoras europeias desenvolveu a EMANS 2028, uma estratégia até 2028 que estabelece prioridades e linhas orientadoras para as agências, com vista à antecipação de mudanças transformadoras, permitindo aproveitar oportunidades em tempos de mudança”, explica Teresa Carvalho.
Deste modo, durante o evento “pretendemos conhecer com mais profundidade esta estratégia, através da visão do Dr. Rui Santos Ivo (Presidente do Conselho Diretivo do Infarmed e também Presidente do Conselho de Administração da EMA) e explorar alguns dos seus eixos”.
Digitalização e inteligência artificial
Um dos painéis do encontro é subordinado ao tema ‘Digitalização e inteligência artificial – melhorar a tomada de decisão, otimizar processos e aumentar a eficiência’, em que, segundo a presidente do conselho do colégio, serão abordados temas como:
- O projeto-piloto de Folheto Informativo eletrónico (eFI), que avalia o impacto da supressão do folheto informativo em papel para medicamentos para uso humano no ambiente hospitalar;
- A importância crescente da Inteligência Artificial na monitorização da segurança de medicamentos, nomeadamente ao nível da deteção de sinal;
- O impacto da nova legislação europeia sobre IA no desenvolvimento de tecnologias médicas, os desafios inerentes a essa utilização na proteção de doentes e utilizadores.
Facilitar o acesso a medicamentos
Já no painel ‘Acessibilidade – facilitar o acesso a medicamentos através dos sistemas de saúde da UE’ será abordado o acesso efetivo, atempado e equitativo dos doentes a terapêuticas inovadoras e a articulação entre as várias entidades envolvidas no processo de tomada de decisão.
Expert Bites
Uma das prioridades do CEAR é “a proximidade entre o Colégio e os seus especialistas e a participação dos especialistas nas atividades do Colégio”. Neste contexto, como justifica Teresa Carvalho, “mantivemos no programa da reunião o momento ‘Expert Bites’, dedicado à apresentação de trabalhos elaborados por especialistas, este ano focando a evidência de vida real e o seu papel na investigação e desenvolvimento e na tomada de decisão regulamentar.
A edição de 2025 contará também com a divulgação de posters científicos, “uma prática que o Colégio pretende continuar a incentivar em futuros eventos, dando visibilidade e motivando a produção de mais trabalhos nas várias valências da área regulamentar”, conclui a responsável.
Pode encontrar mais informações e o programa completo aqui.