
O que têm em comum um elefante negro, um cisne negro e uma alforre negra?
De acordo com Paulo Macedo, ministro da Saúde do XIX Governo Constitucional e CEO da Caixa Geral de Depósitos, podem ser sinónimos de tipos de eventos, sendo que, perante o cenário atual, “temos de nos preparar para eventos extraordinários”.
Neste sentido, o elefante negro corresponde a eventos extremamente prováveis e antecipados, mas geralmente ignorados pela sociedade. E neste ponto, o keynote speaker, que falava numa conferência The Power of Knowledge, no Rethinking Pharma 2025, que está a decorrer hoje, no Centro de Congressos do Lagoas Park, deu como exemplo a situação de pandemia.
O cisne negro corresponde a eventos raros, imprevisíveis e de grande impacto, que estão completamente fora do radar de observação e compreensão até que aconteçam. Para Paulo Macedo, um exemplo deste tipo de eventos é “a administração dos EUA”.
E, por fim, a alforreca negra equivale a coisas que, de acordo com o responsável da Caixa Geral de Depósitos, pensamos conhecer e compreender, mas que acabam por se revelar mais complexas e incertas do que esperávamos. Para ilustrar esta última situação o antigo ministro da Saúde referiu o ataque aos israelitas pelo Hamas, “que teve consequências imprevisíveis”.
Traçando um enquadramento macroeconómico e liderança numa mudança de época, Paulo Macedo falou ainda, entre outros temas, de tarifas, competências, nomeadamente da necessidade de as adquirir, e de inovação, lembrando que “é uma das falhas graves da Europa”.
O RETHINKING PHARMA 2025 é uma iniciativa da PHARMAPLANET em parceria com a revista MARKETING FARMACÊUTICO, que conta com o patrocínio da RANGEL LOGISTICS SOLUTIONS e da OCP PORTUGAL. A P-BIO, a APPM, a EQUALMED e a MORAIS LEITÃO – Galvão Teles, Soares da Silva & Associados são parceiros do evento. A revista FARMÁCIA DISTRIBUIÇÃO e o Portal NETFARMA são media partners. O RETHINKING PHARMA 2025 é um evento solidário e apoia o Programa ABEM da Associação Dignitude.
Não perca a reportagem completa sobre o Rethinking Pharma 2025, a publicar na edição #139 da revista MARKETING FARMACÊUTICO.




