Rethinking Pharma: (Principais) mensagens a levar para casa e o dia em fotos 1367

O RETHINKING PHARMA, reunião magna dos profissionais da Indústria Farmacêutica em Portugal, este ano com o mote ‘Unleash de Power’, aconteceu, ontem, no Centro de Congressos do Lagoas Park.

O NETFARMA, além de lhe mostrar os melhores momentos do evento, compilou as ‘mensagens a levar para casa’ de um dia que, mais uma vez, primou por ser uma ocasião para descobrir novas soluções e desbravar novos caminhos no negócio farmacêutico.

Líder que é líder tem de fazer perguntas

A “Great liders ask really good questions”, declarou Cristina Morgado, International Business Executive e Executive Mentor And Coach, durante o executive breakfast, pois “ninguém tem todas as respostas” e um “bom líder é aquele que obriga a pensar”.

Inovação versus acessibilidade

Para Rui Santos Ivo, presidente da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed), é necessário, nos sistemas de saúde, “preservar a quantidade de inovação, mas assegurar a acessibilidade” porque há situações em que há inovação, mas depois há escassez de medicamentos críticos.

Eventos extraordinários… esteja atento

De acordo com Paulo Macedo, ministro da Saúde do XIX Governo Constitucional e CEO da Caixa Geral de Depósitos, perante o cenário atual, “temos de nos preparar para eventos extraordinários”.

Trabalhar em conjunto, é preciso!

Da conferência The Power of Will, que contou com os depoimentos – sob a moderação de Joana de Almeida, head of Healthcare Abu Dhabi & Kuwait – de Raúl Saraiva, chief scientific officer & venture partner da 3xP Global, de Joana Piriquito Santos, founding partner da NLP Law Firm, e de Nuno Prego Ramos, o fundador e CEO da Valvian salientou o quanto é “importante trabalharmos em conjunto” para se alcançarem resultados.

Mundo global ou por blocos?

Para Nelson Pires, “o mundo já não é global”. Porém, “o bloco europeu não tem a força que deveria ter, quando temos de nos organizar por blocos”.

O diretor geral da Jaba Recordati falava durante uma sessão ao vivo do podcast Conferência de Líderes, que, além dos líderes habituais, Miguel Rovisco de Andrade, diretor-geral da A. Menarini Portugal, e Nelson Pires, e da moderação de Paulo Silva, da revista MARKETING FARMACÊUTICO, contou com a participação de Filipa Mota e Costa, diretora geral da Johnson & Johnson Innovative Medicine.

Ideias disruptivas (num universo extremamente regulado)? Sim, é possível

No que toca à publicidade, na área da Indústria Farmacêutica, o ‘segredo’ é pensar “como é podemos por as nossas pessoas a pensar numa solução”, nomeadamente no que toca “a pegar em determinadas ideias e fazer algo disruptivo”, declarou Pedro Gouveia.

O country head da Opella participou (apresentando a campanha da Dulcolax, Princesas do Cocó) no Marketing Genius Festival, moderado por Francisco Velez Roxo, consultor no setor da Saúde.

Estiveram ainda em destaque a campanha Restaurant Take Over da Vichy, apresentada por Concha de Lima Mayer, PR & Advocacy Manager Maybelline NY da L’Oréal, e a campanha Recordati Homem – A Saúde Masculina Sem Tabus, apresentada por Ana Silva, brand manager.

Ricardo Nascimento Ferreira, da Morais Leitão – Galvão Teles, Soares da Silva & Associados, encerrou o festival, abordando os limites legais para ‘os génios’.

Os clientes só querem saber deles

Para Dan Buckland, Agency Director da Brandcast Health, as companhias do setor farmacêutico “estão longe de ser a marca de confiança que querem ser”. Para conseguir alcançar esta meta, um dos primeiros passos é uma mudança de mindset, nomeadamente de ter a capacidade de nos colocarmos na pele do cliente, visto que estes “só querem saber deles próprios”.

 

 

RETHINKING PHARMA é uma iniciativa da PHARMAPLANET em parceria com a revista MARKETING FARMACÊUTICO, o meio de referência do setor. Este evento conta com o patrocínio da RANGEL LOGISTICS SOLUTIONS e da OCP PORTUGALe ainda com o apoio da P-BIOAPPM e EQUALMED. O RETHINKING PHARMA 2025 é também um evento solidário e apoia o Programa ABEM da Associação Dignitude.

 

Não perca a reportagem completa sobre o Rethinking Pharma 2025, a publicar na edição #139 da revista MARKETING FARMACÊUTICO.