Miguel Rovisco de Andrade, Diretor Geral da A. Menarini Portugal, e Nelson Pires, Diretor Geral da Jaba Recordati, moderados por Paulo Silva, da revista MARKETING FARMACÊUTICA, voltam a reunir-se para mais um episódio do podcast da MF Talks, Conferência de Líderes.
Neste décimo episódio, intitulado ‘Próximo, por favor’, os líderes discutem, além de (outros) temas da atualidade, a questão da dispensa em proximidade e da sua (ainda não) implementação.
“Acho que há muitos bloqueios práticos e regulatórios”, declara Nelson Pires. Neste sentido, argumenta que “o nosso estatuto de medicamento continua a prever medicamentos ambulatórios e medicamentos hospitalares, portanto legalmente nem pode ser feito”.
Além disso, como indica ainda o Diretor Geral da Jaba Recordati, “continuamos a não ter sistemas informáticos que operem entre hospital e farmácia. E esse é um problema prático, mas fundamental”.
Posto isto, “se já identificámos o problema, já identificámos quais seriam as soluções”, Nelson Pires considera que “é falta de vontade política de tomar a decisão e dizer vamos começar”.
Por seu turno, Miguel Rovisco de Andrade lembra outro ‘detalhe’: “tudo o que é produto hospitalar tem uma contabilidade menos clara. Ou seja, tem descontos muito específicos e tem prazos de pagamento obscenos. E, portanto, se eu passar isso para o ambulatório, o prazo de pagamento ambulatório não tem nada a ver com o prazo de pagamento hospitalar”. Por outro lado, “os descontos que se conseguem nas unidades hospitalares, muitas vezes não têm nada a ver com os descontos que se conseguem na unidade de farmácia”.
Para o Diretor Geral da A. Menarini Portugal, “esta parte económica (…) é uma das mais importantes”.
Ouça o que os líderes têm mais a dizer sobre este assunto:
Disponível no Spotify, Apple Podcasts, Amazon Music, Pocket Casts, Radiopublic e YouTube.
Conferência de Líderes é uma série de episódios do MF Talks – O Podcast, uma iniciativa da Revista MARKETING FARMACÊUTICO. Este episódio teve o patrocínio da PharmaPlanet.




