Pulmão feito em balões chega ao UBBO a 19 de setembro 262

19 de setembro, 10h00, no Centro Comercial UBBO, (Amadora – Lisboa)

Com o objetivo de alertar para o impacto da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) na qualidade de vida e na capacidade respiratória, será inaugurada no dia 19 de setembro, uma escultura de balões em forma de pulmão na Praça Central do Centro Comercial UBBO, na Amadora – Lisboa.
Esta iniciativa faz parte da campanha “DPOC: Mais ar para viver”, promovida pela Sanofi, com o apoio da Respira – Associação Portuguesa de Pessoas com DPOC e outras Doenças Respiratórias Crónicas, da Fundação Portuguesa do Pulmão (FPP), da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), do Grupo de Estudos de Doenças Respiratórias (GRESP) da APMGF e da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP), e pretende simbolizar a perda da capacidade respiratória, um dos principais efeitos da DPOC, e poderá ser visitada durante dois dias no local. Além disso, os visitantes da escultura terão, também, acesso a mais informação sobre esta doença, que é já a quinta causa de morte no nosso país.
A DPOC é uma doença respiratória que danifica os pulmões e causa uma diminuição progressiva da função pulmonar e, de acordo com um estudo feito pela Sociedade Portuguesa de Pneumologia em 2022, mais de 70% dos portugueses nunca ouviram falar da doença, sendo por isso fundamental alertar para os seus efeitos.

A campanha “DPOC: Mais ar para viver” procura sensibilizar para os principais sintomas da doença, como falta de ar, tosse e expetoração, sublinhando a importância do diagnóstico precoce e do acompanhamento médico.

Junte-se a nós! É tempo de agir. É tempo de conseguir “Mais Ar Para Viver”.

Agenda:

– 10h00 | Receção aos parceiros, convidados e visitantes
– 10h30 | Inauguração da escultura de balões & apresentação da campanha com Sami Meniri, Sanofi
– 10h40 | José Albino, Associação RESPIRA
– 10h45 |José Alves, Fundação Portuguesa do Pulmão (FPP)
– 10h50 | Cláudia Vicente, Grupo de Estudos de Doenças Respiratórias (GRESP) da APMGF – TBC
– 10h55 | João Neiva Machado e Cidália Rodrigues, da Comissão de Comissão de Trabalho de Fisiopatologia Respiratória e DPOC da Sociedade Portuguesa de Pneumologia
– 11h00 | Wrap-up

Sobre a campanha “DPOC: Mais Ar Para Viver”
Os balões que moldam os pulmões representam momentos de alegria, esperança e a vontade de continuar a celebrar a vida. Já os balões rebentados lembram-nos que a progressão da DPOC pode deixar marcas permanentes, pelo que é importante aumentar o conhecimento sobre esta doença e alertar para a dificuldade em respirar que muitas pessoas com DPOC enfrentam no dia a dia.