O Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, da Associação Dignitude, na área da saúde, foi o grande vencedor na categoria Portugal + Social da 1.ª edição dos Prémios dos Fundos Europeus 2025, anunciados durante a Mostra de Fundos Europeus, que decorreu no Convento de São Francisco, em Coimbra, de 3 a 5 de dezembro.
Numa cerimónia que contou com a presença de Castro Almeida, Ministro da Economia e da Coesão Territorial, foram revelados os projetos que melhor demonstram como os fundos comunitários estão a transformar Portugal:
- Stratio.Databox conquistou o prémio Portugal + Conectado;
- CIMRLEIRIA.06.13 venceu na categoria Portugal + Inteligente;
- Projeto Fundão MEDEIA foi distinguido em Portugal + Próximo dos Cidadãos;
- Programa abem: Rede Solidária do Medicamento arrecadou o galardão Portugal + Social;
- Extensão do Metro do Porto: Linha Amarela (Santo Ovídio – Vila D’Este) triunfou em Portugal + Verde.
Menções Honrosas
Durante a cerimónia foram ainda premiados:
- Smart Farm 4.0
- Centro de Negócios da Indústria Aeronáutica e Aeroespacial em Ponte de Sor
- ECOGRES 4.0
- Ponte 516 Arouca
- Estrutura Residencial e Centro de Dia Alzheimer e outras Demências (Castro Marim)
O Sistema de Videovigilância e Deteção Automática de Incêndios como Componente de Apoio à Decisão foi distinguido na categoria Escolha do Público, que contou com mais de 70 mil votos.
Programa abem: Rede Solidária do Medicamento
A Associação Dignitude venceu na categoria Portugal + Social por ter criado o Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, uma solução que, como explicado em comunicado, “garante que nenhum cidadão fica sem medicamentos essenciais por falta de capacidade financeira. Com o apoio do PO ISE, foi possível criar uma rede que envolve autarquias, entidades sociais e farmácias, que permite que os beneficiários acedam gratuitamente a medicamentos comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde com o cartão abem:, num modelo que assegura dignidade e anonimato. Uma iniciativa que mobiliza a sociedade civil para apoiar quem mais precisa, demonstrando o poder da inovação social”.
Prémios dos Fundos Europeus 2025
São promovidos pela Agência para o Desenvolvimento e Coesão, no âmbito da Rede de Comunicação do Portugal 2030, com o apoio e envolvimento direto das Autoridades de Gestão que integram esta Rede.
As candidaturas submetidas foram alvo de avaliação por um júri, que elegeu os vencedores nas cinco categorias temáticas a concurso, tendo ainda sido atribuído um prémio resultado do ‘Voto do Público’.




