Os medicamentos com quetiapina, principalmente na forma farmacêutica de comprimido de libertação prolongada, “apresentam dificuldade de abastecimento devido a constrangimentos na principal unidade fabril, localizada na Grécia, os quais afetam a maioria das empresas presentes no mercado”, revelou ontem a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed), através de uma circular informativa.
Estes fármacos estão indicados para o tratamento da depressão bipolar e episódios depressivos major na perturbação depressiva major, da mania e esquizofrenia.
O regulador informa que, devido a esta situação, “verificou-se um aumento na procura dos medicamentos similares dos restantes titulares (com outro fabricante) que, apesar dos esforços para aumentar a produção, não conseguiram assegurar o abastecimento do mercado. Esta indisponibilidade abrange todas as dosagens dos medicamentos contendo quetiapina, na forma farmacêutica de comprimido de libertação prolongada”.
Segundo a Agência Europeia de Medicamentos (EMA), estes constrangimentos, que são transversais a toda a Europa, deverão manter-se durante o primeiro semestre de 2026.
O Infarmed, e demais autoridades europeias, têm estado a acompanhar a situação e a procurar soluções que possam mitigar o impacto destas ruturas. Deste modo, após consulta da Comissão Nacional de Farmácia e Terapêutica, o Infarmed deixa várias recomendações.
Médicos
- “Apesar da transição entre diferentes antipsicóticos não ser fácil ou direta, dada a ausência de consenso na equivalência de doses, alguns doentes poderão transitar para quetiapina de libertação imediata, devendo a administração ser titulada caso a caso;”
- “Adicionalmente, poderá ser considerada a utilização de outros antipsicóticos como a zotepina ou a olanzapina;”
- “A prescrição de quetiapina comprimidos de libertação prolongada deve ser limitada àqueles doentes que já se encontrem em tratamento e para os quais não seja possível a prescrição de uma alternativa terapêutica.”
Distribuidores por grosso
- “É essencial que seja feita uma distribuição equitativa e criteriosa das embalagens disponíveis por todas as farmácias;”
- “A exportação destes medicamentos encontra-se proibida e assim se manterá até que o abastecimento destes medicamentos esteja normalizado.”
Farmácias
- “A dispensa de medicamentos contendo quetiapina deve ser efetuada apenas para um (1) mês de tratamento e mediante consulta do histórico do doente, para que a quantidade disponível possa colmatar as necessidades dos doentes;”
- “Para que seja possível garantir uma gestão criteriosa das quantidades disponíveis, as farmácias devem abster-se de dispor de quantidades elevadas destes medicamentos em stock.”
Utentes
- “Atendendo à dificuldade de abastecimento, caso não consiga adquirir o medicamento, contacte o seu médico para que lhe seja indicada uma alternativa terapêutica.”




