Prémio MSD de Investigação em Saúde: Vencedor quer reduzir ansiedade em doentes com hipertensão pulmonar através de realidade virtual 433

Virtual reality system in patients with pulmonary hypertension undergoing right heart catheterization: a pragmatic randomized clinical trial’, da ULS de Santo António, é o projeto vencedor da 7.ª Edição do Prémio MSD de Investigação em Saúde.

Representado por Tiago Peixoto, Médico Interno de Cardiologia, este projeto inovador pretende avaliar a eficácia de um sistema de realidade virtual para reduzir a ansiedade em doentes com hipertensão arterial pulmonar, durante o cateterismo cardíaco direito.

A hipertensão arterial pulmonar (HAP) é uma condição progressiva e potencialmente fatal, que afeta, predominantemente, adultos jovens e está associada a elevadas taxas de ansiedade e de depressão. O cateterismo cardíaco direito é o procedimento de referência para o diagnóstico e monitorização, mas, sendo invasivo e repetido frequentemente, induz uma ansiedade significativa nos doentes. Adicionalmente, o uso de ansiolíticos farmacológicos é contraindicado, pois pode comprometer a validade dos resultados.

O projeto vencedor propõe, segundo indicado em comunicado, um ensaio clínico randomizado para avaliar a eficácia de uma intervenção inovadora baseada em realidade virtual (RV). Este sistema integra sinais de eletroencefalograma em tempo real para ajustar dinamicamente os estímulos visuais e auditivos imersivos, com o objetivo principal de reduzir a ansiedade do doente durante o procedimento.

O Prémio MSD de Investigação em Saúde vai, assim, viabilizar este projeto que visa melhorar a experiência do doente e abordar o sofrimento psicológico associado a procedimentos invasivos.

Ao utilizar uma abordagem de RV neuroadaptativa, o estudo procura oferecer uma solução escalável e generalizável para centros de tratamento da HAP, abrindo caminho para um cuidado mais integrado que contemple tanto a saúde fisiológica como a mental.

Menções honrosas

Nesta edição, foram ainda distinguidos com Menções Honrosas os projetos: ‘Avaliação da segurança e eficácia de um substituto do sal enriquecido com potássio em doentes com insuficiência cardíaca: ESTUDO SWAP-SALT-HF’, representado por Paula Matias, da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, e ‘Imagem de neuromelanina para avaliação da susceptibilidade precoce do locus coeruleus e substantia nigra à patologia de Alzheimer e de corpos de Lewy‘, representado por Francisco Almeida, da ULS de Santo António.

  • ‘Avaliação da segurança e eficácia de um substituto do sal enriquecido com potássio em doentes com insuficiência cardíaca: ESTUDO SWAP-SALT-HF’

O consumo elevado de sal e a ingestão inadequada de potássio são fatores de risco cardiovascular, especialmente em doentes com insuficiência cardíaca. Este estudo visa testar a segurança e eficácia de um substituto do sal (com 25% de cloreto de potássio) nesta população de alto risco, onde estes produtos não foram sistematicamente testados. O ensaio clínico randomizado e duplamente cego vai avaliar o impacto no consumo de sódio e nos níveis de potássio no sangue, procurando determinar se esta intervenção pode ser implementada de forma segura para reduzir o risco cardiovascular associado ao consumo de sal.

  • ‘Imagem de neuromelanina para avaliação da susceptibilidade precoce do locus coeruleus e substantia nigra à patologia de Alzheimer e de corpos de Lewy’

O diagnóstico precoce de doenças neurodegenerativas é um desafio crucial. Este projeto utiliza uma técnica avançada de ressonância magnética (NM-MRI) para visualizar a integridade de duas pequenas estruturas no tronco cerebral, o locus coeruleus e a substantia nigra, que são afetadas em fases iniciais da Doença de Alzheimer e da patologia de corpos de Lewy. O objetivo é correlacionar a integridade destas estruturas com biomarcadores da doença, o que poderá levar a um diagnóstico e prognóstico mais precoces e precisos, melhorando a seleção de doentes para novas terapêuticas.