Já são conhecidos os projetos finalistas na categoria Prémio Almofariz Intervenção na Comunidade 2025 by Laboratórios Azevedos.
Os projetos são:
- Projeto ‘Amorim – SOS Idoso’ da Farmácia Ouressa, em Mem Martins (finalista na categoria Farmácia do Ano na edição passada dos Prémios Almofariz).
O projeto SOS Idoso surge da necessidade, como explicado pela Farmácia Ouressa, de combater o isolamento social. A iniciativa tem como objetivo central promover o bem-estar físico, emocional e cognitivo das pessoas idosas, através de um acompanhamento regular, próximo e humano.
O projeto contribui para a diminuição de casos de depressão e ansiedade, estimula o autocuidado e permite a deteção precoce de sinais de alerta, como alterações de comportamento, instabilidade emocional ou problemas de saúde. Neste projeto “conversamos, fazemos companhia, mas também temos intervenção na saúde através das consultas farmacêuticas, do PIM e da análise de parâmetros bioquímicos”, explica a Ouressa.
- Projeto ‘Gabinete da Mama’ da Farmácia Entre-Vinhas, em Mirandela.
É um projeto social criado em 2018, com foco na mulher que enfrenta ou enfrentou o cancro da mama, relata a Farmácia Entre-Vinhas. Através de uma abordagem multidisciplinar e humanizada, oferece apoio farmacêutico, emocional e prático, tornando a farmácia um verdadeiro centro de acolhimento e dignidade.
- Projeto ‘Rastreio de Hipertensão em Braga’ da Farmácia Narcisa C. Dias, em Braga, (finalista nesta categoria pelo terceiro ano consecutivo).
O projeto consistiu na avaliação da pressão arterial (PA), em adultos não diagnosticados com
hipertensão arterial (HA), residentes no concelho de Braga, sendo constituído por duas componentes: uma decorreu em 27 farmácias do concelho de Braga e outra no Mercado Municipal.
De acordo com a Farmácia Narcisa C. Dias, em ambas as ações, além da avaliação da PA, foi prestada informação oral e/ou escrita, no domínio da saúde cardiovascular, de acordo com as necessidades ou interesses identificados em cada contacto.
Na Ação nas Farmácias, mediante consentimento informado, foram avaliados o índice de massa corporal (IMC), o perímetro abdominal e interrogados os participantes sobre o comportamento alimentar, consumos de café e álcool, atividade física e presença de doença(s) crônica(s).
A escolha do vencedor
Após um pitch de apresentação dos projetos (em que cada farmácia defende por que motivo o seu projeto deve ser o vencedor), o júri – constituído pelos farmacêuticos comunitários Carolina Mosca e Henrique Santos, por Dario Bastos Martins, vice-presidente da Ordem dos Farmacêuticos, por Frederico Miranda, administrador dos Laboratórios Azevedos, e presidido por Paulo Silva, diretor da Hollyfar – elege o vencedor que só será revelado na cerimónia.
Prémios Almofariz
Os PRÉMIOS ALMOFARIZ 2025, cuja cerimónia se realiza no dia 21 de outubro no Casino Estoril, contam com o patrocínio da UNIDADE PHARMA DA RANGEL e da OCP PORTUGAL, e ainda com o apoio da IQVIA. Esta iniciativa é solidária e apoia o Programa ABEM da Dignitude. A revista MARKETING FARMACÊUTICO, o portal NETFARMA e a e-newsletter FARMANEWS são media partners do evento.




