plural+udifar lança formação sobre IA aplicada à vida prática das farmácias 350

A plural+udifar está a lançar a formação ‘A Inteligência Artificial Generativa aplicada à vida prática das Farmácias’, desenvolvida em parceria com o FutureCast Lab do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa.

Este curso surge na sequência do Projeto UNIR, uma iniciativa que percorreu várias cidades do país — Lisboa, Vilamoura, Porto e Coimbra — reunindo cerca de 500 profissionais do setor farmacêutico. O tema central dos encontros foi o papel transformador da Inteligência Artificial na farmácia comunitária e como esta pode ser uma aliada real na prática profissional, ajudando a otimizar processos, apoiar decisões clínicas e libertar tempo para o cuidado com o utente.

A formação online síncrona, já com mais de 150 inscritos, é dirigida a farmacêuticos e oferece uma abordagem prática e acessível à inteligência artificial (IA), aliando o rigor académico do ISCTE à experiência de terreno da plural+udifar.

“Queremos continuar a construir pontes entre conhecimento, tecnologia e prática farmacêutica”, afirma o presidente do conselho de administração da plural+udifar, Miguel Silvestre, em comunicado, acrescentando que “a IA não vem substituir pessoas, vem melhorar processos, apoiar decisões e reforçar a confiança das farmácias junto dos utentes. A parceria com o ISCTE permite-nos garantir conteúdos de qualidade, com uma base sólida e aplicada”.

A formação tem início a partir de setembro e as inscrições, que são limitadas, podem ser feitas aqui.