Os Líderes vão de férias, mas antes falam de atrasos nos pagamentos, inovação… e muito mais 1097

Com a promessa de regressarem em setembro, os líderes vão de férias! Mas antes disso, Miguel Rovisco de Andrade, Diretor Geral da A. Menarini Portugal, e Nelson Pires, Diretor Geral da Jaba Recordati, responderam às questões dos ouvintes sobre a Indústria Farmacêutica (IF), no episódio sete da temporada II do podcast da MF Talks, Conferência de Líderes, intitulado ‘O ABC da IF: Tudo o que sempre quis perguntar, mas nunca teve oportunidade II’, moderado por Paulo Silva, da revista MARKETING FARMACÊUTICO.

Acesso à inovação e preços

Questionado sobre os problemas estruturais atuais da Indústria Farmacêutica, Miguel Rovisco de Andrade aponta o “acesso à inovação em Portugal em tempo útil e também a estrutura de preços”. Neste sentido, explica que o acesso à inovação, ou seja, a forma como os novos medicamentos são aprovados em termos de tempo e preço é algo muito “mais económico e não científico”.

O líder considera, por isso, que é “um problema estrutural que retira à população portuguesa tempo de inovação”.

O problema dos pagamentos

Por seu turno, Nelson Pires chamou a atenção para a questão dos pagamentos à Indústria Farmacêutica: “continuamos a financiar o sistema de saúde”.  O líder explicou que “a dívida subiu outra vez e, por mais que venha o Primeiro-Ministro dizer que pagamos em 30 dias, é mentira, nós não conseguimos pagar em 400, na maior parte dos casos”.

O diretor geral acredita que o problema dos pagamentos seja uma questão cultural de Portugal, dado que “quando trabalhava em Londres, passavam 30 dias ao 31° recebia-se uma carta do advogado a cobrar juros”. Mas no nosso país “não se cobram juros” aos hospitais, pois “toda a gente depois tem receio que o hospital decida meter lá o concorrente”.

Descubra o que os líderes têm mais a dizer sobre estes assuntos.

Disponível no SpotifyApple PodcastsAmazon Music, Pocket Casts, Radiopublic e YouTube.

Conferência de Líderes é uma série de episódios do MF Talks – O Podcast, uma iniciativa da Revista MARKETING FARMACÊUTICO.