O 3.º Encontro dos Bastonários das Ordens de Saúde realizou-se, no passado dia 14 de janeiro, na Ordem dos Médicos Veterinários, tendo sido dedicado ao tema da Inteligência Artificial (IA), nomeadamente aos desafios enfrentados pelos profissionais de Saúde Global, evidenciando pontos comuns entre áreas e percursos profissionais distintos.
De acordo com o noticiado pela Ordem dos Farmacêuticos (OF), no seu portal, a convergência de perspetivas serviu para firmar o compromisso para a criação de um documento conjunto sobre o Uso da Inteligência Artificial na Saúde, de forma a ajudar e orientar os cerca de meio milhão de profissionais representados por estas dez Ordens.
Para a OF, “o potencial da Inteligência Artificial só se concretiza com profissionais devidamente preparados, críticos e capacitados para a sua utilização”. Neste contexto, para a instituição, “é fundamental compreender o funcionamento destas ferramentas, reconhecer as suas limitações e utilizá-las sempre como apoio à decisão, nunca como substituto do profissional de saúde, promovendo-se o uma inovação tecnológica assente em princípios éticos, responsabilidade e humanização dos cuidados”.
Participaram no encontro os bastonários da Ordem dos Farmacêuticos, da Ordem dos Assistentes Sociais, da Ordem dos Biólogos, da Ordem dos Enfermeiros, da Ordem dos Fisioterapeutas, da Ordem dos Médicos, da Ordem dos Médicos Dentistas, da Ordem dos Médicos Veterinários e da Ordem dos Nutricionistas.




