Ordem leva preocupações dos farmacêuticos à Comissão Parlamentar de Saúde 348

A Ordem dos Farmacêuticos (OF) – representada pelo bastonário Helder Mota Filipe, o vice-presidente, Dario Bastos Martins, e o secretário-geral, Ricardo Santos – foi ontem recebida pelo presidente da Comissão Parlamentar da Saúde, Filipe Neto Brandão.

Nesta que foi a primeira audiência da OF na atual legislatura, fez-se, segundo o noticiado pela OF, no seu portal, “um ponto de situação das principais preocupações dos farmacêuticos para o ano de 2026, em linha com os desafios que o setor da saúde enfrenta”.

Entre os temas em discussão, estiveram o regime de dispensa em proximidade, a intervenção farmacêutica em situações clínicas ligeiras, a importância do acesso a dados de saúde, o aumento da despesa de medicamentos em contexto hospitalar e em ambulatório, bem como a ausência de uma estratégia nacional para a área dos ensaios clínicos.

O presidente da Comissão Parlamentar da Saúde foi ainda informado de que a OF procedeu ao envio de contributos para as Propostas de Lei 40/XVII/1, 41/XVII/1 e 42/XVII/1.