Ordem dos Enfermeiros condena agressões a profissionais do Hospital Curry Cabral 526

A Ordem dos Enfermeiros (OE) condenou as agressões de que foram alvo dois enfermeiros do Hospital Curry Cabral, em Lisboa, na manhã desta segunda-feira, cujos autores foram familiares de um doente que veio a morrer no serviço de Nefrologia.

Os enfermeiros foram ameaçados e agredidos, tendo sofrido ferimentos ligeiros, e foram ainda causados estragos nas instalações da unidade hospitalar.

“A Ordem manifesta a sua total solidariedade para com os colegas agredidos”, declara, em comunicado, o Bastonário da Ordem dos Enfermeiros, Luís Filipe Barreira, acrescentando que este episódio não é um caso isolado. “A violência contra profissionais de saúde, e em particular contra enfermeiros, tem vindo a aumentar de forma inaceitável nos serviços de saúde portugueses. A banalização da agressão, verbal ou física, é um sintoma preocupante”, acrescenta.

No comunicado, a Ordem dos Enfermeiros defende ainda “não pode haver tolerância nem complacência com este tipo de atos”

A OE acompanhará este caso de perto e “exige que sejam apuradas todas as responsabilidades, garantindo que prestará todo o apoio aos profissionais envolvidos”, lê-se ainda na nota.