A Ordem dos Farmacêuticos (OF) reuniu-se esta segunda-feira com a Administração da Unidade Local de Saúde (ULS) de Tâmega e Sousa, no Hospital Padre Américo, em Penafiel, com objetivo discutir diversas questões relacionadas com a atividade farmacêutica na ULS que são motivo de preocupação por parte da Ordem.
Desde 2024, a Ordem recebeu 12 declarações de exclusão de responsabilidade apresentadas por farmacêuticos a exercer funções nos serviços farmacêuticos desta ULS, tendo como principais fundamentos a insuficiência de recursos humanos e materiais que garantam a prestação de cuidados de saúde com os níveis de qualidade e segurança exigidos, refere a OF, hoje, no seu portal.
Consciente das preocupações dos farmacêuticos, o Conselho de Administração apresentou na reunião os projetos em elaboração para a melhoria das condições dos serviços farmacêuticos.
Foi ainda efetuado um ponto de situação relativamente à implementação da Residência Farmacêutica, integrando a ULS de Tâmega e Sousa atualmente quatro farmacêuticos residentes na área de Farmácia Hospitalar.
O encontro contou com a participação de José Luís Gaspar, presidente do Conselho de Administração, Pedro Mendes, vogal, e Filipa Carneiro, diretora clínica dos cuidados hospitalares, bem como de Rita Araújo, diretora dos Serviços Farmacêuticos. A OF esteve representada pelo bastonário, Helder Mota Filipe, pelo secretário-geral, Ricardo Santos, e pela secretária-técnica dos Assuntos Profissionais, Catarina Ruivo.




