OF participa na assembleia geral do PGEU 239

A Ordem dos Farmacêuticos (OF) participou na assembleia geral do Grupo Farmacêutico da União Europeia (PGEU), realizada no dia 19 de novembro, em Bruxelas.

O encontro, que contou com a presença do bastonário, Helder Mota Filipe, da diretora nacional, Catarina Coelho, do secretário técnico das relações internacionais e juventude, Diogo Morim, reuniu representantes de toda a Europa e serviu para a aprovação da visão estratégica e do programa de trabalho para 2026, bem como para a discussão de temas centrais para a profissão farmacêutica a nível europeu.

Segundo o noticiado pelo portal da OF, durante a sessão, a presidente e a secretária-geral do PGEU, Clare Fitzell e Ilaria Passarani, respetivamente, apresentaram o relatório de atividades e financeiro referente ao período anterior, com destaque para a reforma da legislação farmacêutica da UE, a Critical Medicines Act e a implementação da legislação relativa a Medicamentos Falsificados.

Foi ainda aprovado o position paper do PGEU sobre saúde cardiovascular e a discussão da elaboração de um estudo sobre o impacto real dos serviços farmacêuticos na Europa.

A Assembleia incluiu apresentações da Comissão Europeia sobre a intervenção dos farmacêuticos comunitários na preparação e resposta a crises, refletindo as lições aprendidas durante a pandemia de COVID-19.

Portugal esteve também representado pela Associação Nacional das Farmácias (ANF), através da sua presidente, Ema Paulino, do membro da direção, Teresa Almeida, do diretor-executivo, Nuno Cardoso, e do diretor político-institucional, Manuel Talhinhas.