OF na ULS de Matosinhos para discutir escusas de responsabilidade 401

A Ordem dos Farmacêuticos (OF) reuniu ontem com o Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde (ULS) de Matosinhos com o objetivo de discutir as escusas de responsabilidade apresentadas pelos farmacêuticos da instituição no final do mês de maio e a residência farmacêutica em curso na instituição.

A OF esteve representada pelo bastonário, Helder Mota Filipe, pelo presidente da Secção Regional do Norte, Félix Carvalho, e pelo presidente do Conselho do Colégio de Análises Clínicas e de Genética Humana, Henrique Reguengo. Já a ULS de Matosinhos foi representada pela diretora clínica, Ana Veloso, e que contou também com as presenças da diretora dos Serviços Farmacêuticos, Cristina Paiva e da diretora do Serviço de Patologia Clínica, Cacilda Magalhães.

Durante a reunião, de acordo com o portal da OF, foi possível discutir os constrangimentos identificados e as perspetivas de resolução, com o objetivo comum de reforçar as condições de trabalho dos farmacêuticos e assegurar a segurança e qualidade dos serviços prestados.

 

Em resumo

Vários farmacêuticos da ULS de Matosinhos apresentaram declarações de exclusão de responsabilidade no final do mês de maio, tendo por base a falta de condições materiais e de recursos humanos para garantir a prestação de cuidados de saúde com os níveis de qualidade e segurança exigidos, em especial na Unidade de Produção de Citotóxicos, crítica no contexto da terapêutica oncológica e imunomoduladora.

Nessa altura a OF solicitou esclarecimentos formais ao Conselho de Administração e reportou a situação ao INFARMED, partilhando a denúncia apresentada pelos profissionais.

 

Residência farmacêutica

Durante o encontro, foi ainda abordado o tema da residência farmacêutica, atualmente em curso na ULS de Matosinhos, tendo sido partilhadas informações sobre a sua organização, acompanhamento e necessidades de melhoria, tanto para os farmacêuticos residentes como para os tutores envolvidos no processo.