A Ordem dos Farmacêuticos (OF) tem vindo a sensibilizar entidades formadoras para a disponibilização de cursos que assegurem uma oferta suficientemente abrangente para permitir a formação de novos farmacêuticos e a recertificação ao nível da Competência Farmacêutica em Administração de Vacinas e Medicamentos Injetáveis. Algo especialmente relevante agora, com o aproximar do início de uma nova época de vacinação contra a gripe e contra a COVID-19.
Deste modo, a OF compilou, no seu portal, um conjunto de formações em Suporte Básico de Vida e Administração de Vacinas e Medicamentos Injetáveis (formação inicial e de recertificação) disponíveis para os farmacêuticos de norte a sul do país.
A lista pode ser consultada aqui.
O que precisa saber sobre a competência
De acordo com o Regulamento para o Reconhecimento da Formação de Farmacêuticos em Administração de Vacinas e Medicamentos Injetáveis em Farmácia Comunitária, a atribuição da respetiva Competência depende da realização de ações de formação em Administração de Vacinas e Medicamentos Injetáveis (reconhecidas pela OF) e em Suporte Básico de Vida.
A formação de Administração de Vacinas e Medicamentos Injetáveis (inicial ou recertificação) tem uma validade de cinco anos. Já a validade do Certificado de Competência, ainda de acordo com a OF, depende das validades das duas formações necessárias à sua atribuição, sendo sempre igual à menor das duas (por exemplo, um farmacêutico com formação em Administração de Vacinas e Medicamentos Injetáveis válida até 2025 e formação em Suporte Básico de Vida válido até 2024, terá um Certificado de Competência com validade até 2024).
Através da Secretaria Online da OF, os farmacêuticos podem confirmar a validade da sua Competência.




