A Ordem dos Farmacêuticos (OF) reuniu com a Associação Portuguesa dos Farmacêuticos Hospitalares (APFH) para analisar temas prioritários, alinhar posições e identificar oportunidades de colaboração em matérias de interesse comum.
A revisão da Lei da Farmácia Hospitalar e a dotação de farmacêuticos por áreas de atividade, “temas considerados centrais para a valorização e eficiência dos serviços farmacêuticos hospitalares”, como refere a OF, hoje, no seu portal foram alguns dos temas abordados durante o encontro. Assim como a dispensa de medicamentos em proximidade e a norma sobre a consulta farmacêutica, a revisão da legislação da Carreira e da Residência Farmacêutica e um ponto de situação sobre as exclusões de responsabilidade.
Ambas as instituições analisaram ainda os impactos da reorganização do sistema de saúde em Unidades Locais de Saúde (ULS), incluindo a elaboração dos regulamentos internos e as novas oportunidades para os farmacêuticos hospitalares nos cuidados de saúde primários.
A atribuição do Título de Especialista em Farmácia Hospitalar, a Competência Farmacêutica em Oncologia e a iniciativa Top Farmácia também fizeram parte dos temas em debate durante o encontro.




