A Ordem dos Farmacêuticos (OF) reuniu ontem (08) com representantes do Partido Social Democrata (PSD) e apresentou as prioridades dos farmacêuticos para a atual legislatura, em linha com os desafios que o setor da saúde enfrenta.
O bastonário, Helder Mota Filipe, e o secretário-geral da OF, Ricardo Santos, foram recebidos pelos deputados Miguel Guimarães, Sofia Machado Fernandes e Isabel Fernandes.
Eis, de acordo com o noticiado pela OF, no seu portal, os temas prioritários expostos:
- Dispensa de medicamentos em proximidade: A OF apontou a demora na concretização deste projeto que tem limitado o acesso aos medicamentos e produtos de saúde, penalizando injustificadamente os direitos e expetativas dos utentes.
- Implementação da intervenção farmacêutica em situações clínicas ligeiras: A OF tem estado a acompanhar em conjunto com o Ministério da Saúde.
- Organização do Serviço Nacional de Saúde (SNS): A OF defende ser importante, entre outras medidas, reestruturar o funcionamento dos serviços farmacêuticos hospitalares através da revisão do Regulamento Geral da Farmácia Hospitalar (Decreto-Lei 44 204, de 2 de fevereiro de 1962). Sobre este assunto, a OF enviou em maio do ano passado uma proposta de alteração legislativa.
O aumento da despesa com medicamentos e outras tecnologias de saúde, a valorização dos profissionais de saúde, o acesso a dados em saúde e interoperabilidade ou a reserva estratégica de medicamentos e dispositivos médicos nacional foram outros dos temas discutidos durante esta audiência.




