No âmbito do Dia Mundial da Dermatite Atópica, que se assinala anualmente a 14 de setembro, a Associação Dermatite Atópica Portugal (ADERMAP), com o apoio da LEO Pharma, promove o encontro “O Que Diz a Tua Dermatite Atópica”. A iniciativa, que pretende contribuir para um maior conhecimento acerca desta patologia e sobre os seus impactos em quem vive com a doença, nas famílias e na sociedade, reúne o Dr. Bruno Duarte, dermatologista do Centro Hospitalar e Universitário de Lisboa Central, Hospital de Santo António dos Capuchos, Joana Camilo, presidente da ADERMAP, e Pedro Monzelo, que vive com Dermatite Atópica e conta a experiência na primeira pessoa.
Além da explicação sobre o que é a dermatite atópica (DA), o médico dermatologista aborda, numa linguagem acessível, temas como a manifestação da doença e os sintomas mais comuns, a importância do diagnóstico e o tratamento e as soluções inovadoras que permitem ao doente manter a sua qualidade de vida. É também discutido o papel preponderante das Associações de Doentes, no caso, da ADERMAP, no aconselhamento às pessoas que vivem com dermatite atópica e às suas famílias. Os impactos social, psicológico e económico da patologia em quem vive com a doença e nas suas famílias são também temas de discussão.
Com o propósito de desfazer alguns mitos e mitigar os estigmas que continuam a sentir as pessoas que vivem com dermatite atópica, junta-se um testemunho real, para partilhar a experiência pessoal e os desafios superados desde o momento do aparecimento dos primeiros sintomas.
A dermatite atópica é uma das doenças inflamatórias crónicas de pele mais comum e tem um impacto elevado na qualidade de vida dos seus portadores, no sistema de saúde e na sociedade. A doença pode manifestar-se em todas as idades e afeta entre 1 a 3% dos adultos em todo o mundo, sendo que aproximadamente 4,4% da população europeia vive com dermatite atópica. A DA apresenta-se geralmente na sua forma ligeira e, estes casos, são, geralmente, bem controlados com cuidados regulares de higiene e hidratação apropriados, e evicção de agentes irritantes. No entanto, nos casos mais complicados, a gestão da dermatite atópica pode ser muito desafiante, sendo os desafios proporcionais à gravidade e às comorbilidades existentes.
A conversa pode ser acompanhada a partir de dia 14 de setembro no canal de Youtube da ADERMAP, ou através do Instagram, Facebook e LinkedIn da ADERMAP, website da ADERMAP e Linkedin da LEO Pharma.
Sobre a ADERMAP
Desde a sua criação em julho de 2018 que a ADERMAP – Associação Dermatite Atópica Portugal prossegue a missão de ajudar a aproximar, informar e capacitar a comunidade de pessoas que (con)vivem com Dermatite Atópica (DA) em Portugal, identificando e promovendo respostas às necessidades das pessoas que vivem com DA, e salvaguardando a defesa dos seus direitos. Através desta missão, a ADERMAP espera conseguir ajudar a aumentar os resultados de saúde, nomeadamente no que toca à saúde, bem-estar e qualidade de vida das pessoas afetadas por esta doença, e também pelas suas comorbilidades.
Sobre a LEO Pharma
A LEO Pharma é uma empresa farmacêutica global que se dedica a melhorar os cuidados de saúde das pessoas com doenças de pele, das suas famílias e da sociedade. Fundada em 1908 e pertencente maioritariamente à Fundação LEO, a LEO Pharma dedica-se há décadas à investigação e desenvolvimento para fazer avançar a ciência da Dermatologia e, atualmente, a empresa disponibiliza uma vasta gama de terapêuticas para todo o espectro de gravidade de doenças de pele. Com sede na Dinamarca e uma equipa composta por 5.800 colaboradores, a LEO Pharma dá resposta a milhões de doentes em todo o mundo. Com a missão de colocar-se na pele dos doentes, a LEO Pharma assinala, em 2022, 25 anos de presença em Portugal, e inaugura novos escritórios em Lisboa. Em 2021, a empresa obteve uma faturação de 1,339 milhões de euros.
Para mais informação visite: http://www.leo-pharma.pt/ ou no Linkedin




