
Assistimos ao envelhecimento da população, com o aumento das doenças crónicas, e dos custos de saúde. Vivemos num mundo em constante transformação, onde tudo é mais rápido, cheio de situações novas e com excesso de oferta e de opções. O consumidor é cada vez mais exigente e informado, num contexto cada vez mais competitivo e onde a preferência e experiência do cliente são fundamentais.
Na sequência da pandemia de COVID-19 e situação geopolítica derivada das guerras, as pessoas andam mais ansiosas, intolerantes e desconfortadas com estes novos paradigmas. Vivemos numa sociedade de “stress”!
As pessoas estão permanentemente ligadas ao telemóvel, a procurar os vários canais de compra/informação (omnicanal). Preocupam-se cada vez mais com a sua saúde, com o exercício físico, com a alimentação, com a aparência, com a mente e com o envelhecimento saudável, comportamentos que abrem oportunidades para as farmácias através da prevenção, com os seus serviços de nutrição cada vez com mais sucesso, mas também através da determinação dos parâmetros bioquímicos, ajudando à monitorização e ao diagnóstico precoce.
A verdade é que as pessoas são sempre o mais importante para as farmácias (e para todas as empresas).
Vivemos tempos de pleno emprego, tornando-se muito difícil recrutar farmacêuticos, licenciados em farmácia, técnicos de farmácia e TAFs.
Formar pessoas é a única opção. Temos de procurar talento e atitude. Temos de saber integrar os novos colaboradores. E proporcionar-lhes um bom ambiente na farmácia.
Partilhar informação e estabelecer objetivos com ligação a prémios também é essencial, sobretudo com as novas gerações. Nada melhor que indicadores (KPIs) para motivar as equipas, tal como desenvolver ferramentas de gestão para uma melhor otimização operacional com ganhos de eficiência.
Equipas felizes trabalham mais e melhor. A melhoria contínua dos processos é fundamental para o sucesso das farmácias a longo prazo. A metodologia Kaizen, permite-nos gerir melhor o nosso stock e aumentar a produtividade das nossas equipas, assegurando um negócio sustentado e remunerar melhor os colaboradores.
Os horários são o grande desafio das farmácias, mas também a melhor ferramenta de gestão de pessoas. A integração dos diferentes sistemas informáticos (farmácia, distribuidores, contabilidade e bancos) é outro desafio e permite ganhar eficiência. A cibersegurança não deve ser esquecida.
O core da Farmácia são os clientes. Estamos cá para ajudar a resolver os seus problemas. Temos de saber escutar, encontrar processos para o fazer da melhor forma, seja a dispensar uma receita, seja no aconselhamento farmacológico e não farmacológico, seja a medir uma tensão ou ouvir uma confidência, o farmacêutico e a sua equipa têm de estar disponíveis.
A localização e a acessibilidade são fundamentais para o sucesso de uma farmácia.
Soluções como o Farmadrive, “click and go” ou entrega ao domicílio continuam a crescer. As redes sociais também têm um papel cada vez mais importante na divulgação dos serviços prestados pela farmácia.
O marketing e o merchandising reforçam a notoriedade e imagem da marca e criam valor para a organização e para os clientes.
Temos que “desospitalizar”, de avançar na renovação da terapêutica, de trazer os medicamentos inovadores para a Farmácia, temos conhecimento técnico e proximidade. Os doentes agradecem.
João Silveira
Farmacêutico
Crónica publicada originalmente no âmbito da rubrica Marketing e Gestão da edição #388 da revista FARMÁCIA DISTRIBUIÇÃO.