Nutrição Parentérica em Destaque: Farmacêuticos chamados a inovar 832

A escassez de recursos humanos e a falta de evidência sobre o impacto clínico e económico continuam a limitar o desenvolvimento da farmácia clínica em Portugal. Mas há sinais de mudança e o Prémio Farmácia Clínica Nutrição Parentérica’25 by Fresenius Kabi pode contribuir positivamente para ela.

O NETFARMA falou com Renata Barbosa, especialista em Farmácia Hospitalar, vogal da Direção da Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares (APFH) 2023/2026 e membro do júri do prémio.

Desafios persistentes na prática clínica farmacêutica

Apesar dos avanços na área, a Farmácia Clínica enfrenta obstáculos significativos. “Na minha perspetiva, os maiores desafios prendem-se com a insuficiência de recursos humanos para dedicação e manutenção das atividades clínicas individualizadas aos doentes e também a falta de dados sobre o impacto clínico e económico que estas atividades podem ter”, afirma Renata Barbosa.

É neste campo que, para a farmacêutica, o Prémio Farmácia Clínica Nutrição Parentérica’25 by Fresenius Kabi “pode também ter o seu efeito, estimulando a criar evidência do impacto da farmácia clínica e criando indicadores que permitam a medição do mesmo”.

Projetos com impacto real nos cuidados ao doente

No momento da avaliação dos trabalhos submetidos, para Renata Barbosa, a aplicabilidade prática é um critério essencial. “Um projeto vencedor deverá ter como característica essencial a sua aplicabilidade na prática clínica e relevância no contexto hospitalar”, sublinha.

A expectativa é que os trabalhos contribuam para melhorias concretas nos cuidados ao doente. “Pretende-se que a criação de novos projetos na área da farmácia clínica em nutrição parentérica possa endereçar melhorias nos cuidados ao doente, tanto ao nível da eficácia dos tratamentos como de aumento da segurança dos mesmos.”

Um prémio que estimula a investigação e a colaboração

Embora o prémio possa não ter impacto direto imediato na rotina dos farmacêuticos hospitalares, o seu potencial transformador é reconhecido. “Penso que o prémio por si só não terá diretamente um impacto no dia a dia do farmacêutico hospitalar, mas não tenho dúvidas de que representa um importante passo na medida em que pretende estimular a investigação clínica na área da nutrição parentérica, com a criação de projetos inovadores em que a intervenção farmacêutica se apresentará como uma contribuição técnica necessária”.

A mensagem: avancem com confiança

Aos farmacêuticos que ponderam concorrer, o conselho é claro: “Avancem! Coloquem no papel o que fazem no dia a dia de forma estruturada, desenhem projetos que queiram ver implementados, quantifiquem e valorizem as intervenções clínicas que levam a cabo”, sublinha a farmacêutica.

A valorização da prática clínica passa ainda pela sua medição e documentação. “Só assim se medem benefícios nos cuidados de saúde e se abrem caminhos à melhoria contínua nos cuidados ao doente sujeito a tratamento que inclui nutrição parentérica.”

Perspetivas de evolução

O futuro do Prémio Farmácia Clínica Nutrição Parentérica’25 by Fresenius Kabi é encarado com otimismo. “Estou segura de que a cada ano terá mais participantes, mais projetos e mais e melhores resultados. Espero que se mantenha e que vá evoluindo, tal como a prática clínica do farmacêutico hospitalar nesta área”, conclui Renata Barbosa.

O prémio

Prémio Farmácia Clínica Nutrição Parentérica’25 by Fresenius Kabi é sujeito a candidatura. As candidaturas encerram a 15 de setembro de 2025.

Poderão participar nesta iniciativa todos os farmacêuticos hospitalares portugueses inscritos na Ordem dos Farmacêuticos. A participação está limitada exclusivamente a estes profissionais.

O vencedor poderá publicar o seu artigo, na íntegra, na Plataforma FARMÁCIA CLÍNICA®; receberá um prémio monetário no valor de mil euros e um diploma de vencedor.

Mais informações aqui.