A HIPRA está a liderar o projeto europeu que procura estabelecer uma plataforma de produção mais rápida, flexível e eficiente, capaz de disponibilizar novos produtos biológicos em apenas 100 dias. O SPEEDCELL (SPEEDy CELL line development for pandemic response), é um nome que combina os termos ingleses speedy (rápido) e cell (célula) com o objetivo de transformar o desenvolvimento de vacinas e outros produtos biotecnológicos para responder a futuras crises de saúde.
Com um financiamento de 3,96 milhões de euros através do programa europeu EU4Health, a iniciativa, que decorrerá ao longo de quatro anos, centra-se na otimização dos processos de desenvolvimento e fabrico baseados em linhas celulares, amplamente utilizadas na produção de vacinas e produtos biológicos. O objetivo final é tornar realidade a denominada ‘Missão dos 100 Dias’, promovida pela Comissão Europeia e pela HERA (Autoridade de Preparação e Resposta para Emergências Sanitárias), de forma a garantir o acesso rápido a contramedidas médicas críticas em situações de emergência.
“Com o SPEEDCELL, a HIPRA consolida-se como um dos principais atores na promoção de uma Europa mais preparada e autónoma no domínio da saúde global. A iniciativa reforça o nosso compromisso com a inovação e com a resposta aos desafios globais, contribuindo para a construção de um modelo biofarmacêutico mais resiliente e estratégico, alinhado com as prioridades europeias de preparação para futuras crises. Além disso, com este projeto pretendemos ser os mais rápidos do mundo a produzir biológicos baseados em linhas celulares“, afirmou, em comunicado, Laura Ferrer, diretora de I&D da Divisão de Saúde Humana da HIPRA.
O projeto, liderado e coordenado pelas diferentes empresas do grupo HIPRA, está a ser desenvolvido integralmente em Espanha e reforça o papel do país como ator estratégico na inovação biofarmacêutica e na preparação europeia para a saúde. Uma vez desenvolvida, esta tecnologia será disponibilizada a terceiros através da HIPRA Biotech Services, a CDMO da HIPRA.
Adicionalmente, a HIPRA já tinha sido selecionada pela Comissão Europeia e pela HERA para integrar o projeto EU FAB, uma rede de capacidades de fabrico mantidas em permanente estado de prontidão para vacinas e medicamentos críticos.
Esta iniciativa, na qual a HIPRA é um dos quatro fabricantes europeus participantes, pretende garantir uma resposta imediata a futuras emergências de saúde. O EU FAB representa o reconhecimento do know-how industrial e da infraestrutura da HIPRA e complementa projetos como o SPEEDCELL na construção de um modelo europeu de saúde mais resiliente e autónomo.




