Novo diretor executivo do SNS entra em funções terça-feira 576

O novo diretor executivo do Sistema Nacional de Saúde (SNS) entra em funções na terça-feira, de acordo com a resolução hoje publicada, que autoriza Álvaro Santos Almeida a ser docente em instituições de ensino superior públicas ou de interesse público.

A resolução que designou o economista para liderar a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) nos próximos três anos, até ao limite máximo de três renovações consecutivas, foi aprovada em Conselho de Ministros a 30 de janeiro e foi hoje publicada em Diário da República.

Álvaro Santos Almeida, que confirmou à agência Lusa que assume o novo cargo na terça-feira, está autorizado a exercer a atividade de docência em estabelecimentos de ensino superior público ou de interesse público.

A resolução destaca também a “apreciação muito positiva” feita pela Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP) do nome escolhido para a DE-SNS.

A DE-SNS arrancou em janeiro de 2023, mas sem estatutos, que só viriam a ser publicados em outubro desse ano, com o objetivo de coordenar a resposta assistencial das unidades de saúde e os cuidados continuados integrados e paliativos, assegurando o funcionamento em rede do Serviço Nacional de Saúde.

Na prática, o novo diretor executivo será o terceiro responsável, em pouco mais de dois anos, por coordenar uma rede com mais de 150 mil trabalhadores e 16,8 mil milhões de euros de orçamento, mas que continua a apresentar dificuldades no acesso dos utentes aos cuidados primários e hospitalares.