O Grupo de Trabalho de Emergência (ETF) da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) recomendou a atualização das vacinas contra a COVID-19 para que visem a nova variante LP.8.1 do SARS-CoV-2 para a campanha de vacinação de 2025/2026.
A LP.8., de acordo com o explicado pela EMA, numa nota publicada, na sexta-feira, no seu portal, difere da família JN.1 visada pelas anteriores vacinas atualizadas e ultrapassou agora a variante JN.1 para se tornar a variante de maior circulação a nível mundial.
Para formular a sua recomendação, a ETF consultou a Organização Mundial da Saúde (OMS), parceiros internacionais e titulares de autorizações de introdução no mercado (AIM) de vacinas contra a COVID-19; e teve igualmente em conta uma vasta gama de dados, incluindo dados sobre a evolução do vírus e dados de estudos em animais sobre os efeitos das vacinas candidatas que visam a LP.8.1.
A evidência indica que o facto de visar a LP.8.1 ajudará a manter a eficácia das vacinas à medida que o SARS-CoV-2 continua a evoluir. “As vacinas que visam as estirpes JN.1 ou KP.2 podem ainda ser consideradas para as campanhas de vacinação em 2025 até que estejam disponíveis vacinas LP.8.1 atualizadas”, sublinha a EMA.
Os titulares de AIM “devem agora contactar a EMA para discutir as atualizações das autorizações de introdução no mercado das suas vacinas”, sendo que se espera que “todos os titulares de AIM atualizem a composição das suas vacinas autorizadas em conformidade com esta recomendação”.
Também as empresas que estão atualmente a desenvolver novas vacinas contra a COVID-19 destinadas a outras estirpes que não a LP.8.1 são incentivadas a contactar a EMA para discutir estratégias de alteração da composição das suas vacinas.




