Miguel Rovisco de Andrade, Diretor Geral da A. Menarini Portugal, e Nelson Pires, Diretor Geral da Jaba Recordati, voltam a ‘receber’ Helena Freitas, Country Lead da Sanofi Portugal.
No nono episódio do podcast da MF Talks, Conferência de Líderes, intitulado The Misinformation Age II – Não sejas André – moderado por Paulo Silva, da MARKETING FARMACÊUTICA -, os líderes voltam a debater a (des)informação e o papel da inteligência artificial neste processo.
As autoridades e a Indústria
“Com a inteligência artificial, temos a capacidade ou o potencial de curar a informação, de limpar e de repor a verdade, mas também de ampliar a desinformação”, referiu Helena Freitas, acrescentando que “acho que os dois caminhos são uma realidade”.
Como tal a Country Lead da Sanofi Portugal julga que “as autoridades juntamente com a Indústria, neste caso a Indústria Farmacêutica, têm a obrigação de trabalhar de uma forma abrangente e muito afincada para educar, informar e alimentar a [Inteligência artificial (IA), motores de busca] com factos verídicos”.
Mudar de paradigma, precisa-se!
Porém, de acordo com Nélson Pires, efetivamente, “na Europa não há boa informação por parte dos reguladores”, pois aquilo que transmitem “é a parte administrativa e as aprovações”.
Neste sentido, defende que se deveria garantir que “a base oficial das autoridades é a melhor fonte de informação possível, onde nós, como utilizadores, vamos buscá-la, mas também a IA”.
Miguel Rovisco de Andrade complementa que “um dos problemas da regulação europeia na parte da Saúde é que [os reguladores] estão mais preocupados em controlar o consumo e a despesa do que a ter uma ação social”. Os reguladores, para o líder, acreditam que “a comunicação da Indústria ou dos profissionais com os utilizadores aumenta o consumo” de medicamentos.
Neste contexto, o Diretor Geral da A. Menarini Portugal defende que “tem de se mudar este paradigma de pensamento”.
Descubra o que os líderes têm mais a dizer sobre estes assuntos.
Disponível no Spotify, Apple Podcasts, Amazon Music, Pocket Casts, Radiopublic e YouTube.
Conferência de Líderes é uma série de episódios do MF Talks – O Podcast, uma iniciativa da Revista MARKETING FARMACÊUTICO. Este episódio teve o patrocínio da PharmaPlanet.




