
A FARMÁCIA DISTRIBUIÇÃO (FD) #389, referente ao mês de junho já chegou. Damos-lhe a conhecer alguns dos destaques da Revista Profissional da Farmácia.
Em Foco: Nova legislatura: Desafios transversais exigem soluções inovadoras” – O início de uma nova legislatura [XXV] «constitui sempre uma oportunidade decisiva para recentrar a saúde como prioridade política e para reafirmar o farmacêutico como agente estratégico na transformação do sistema de Saúde», afirma o bastonário da Ordem dos Farmacêuticos. Em causa estão questões como a sustentabilidade do sistema de Saúde ou a equidade no acesso aos cuidados.
Farmácia Atual: Farmácia Saraiva – Avintes (Vila Nova de Gaia): “Uma farmácia para todas as gerações” – De portas abertas às gentes de Avintes, a Farmácia Saraiva é um projeto de proximidade. Nascida em 2008 pelas mãos das farmacêuticas Luísa Peres e Cristina Gaspar, mas com raízes que remontam ao século XIX, aposta na personalização do atendimento, na intervenção comunitária e na inovação constante, sem nunca perder o que considera essencial: cuidar de cada pessoa
com tempo, atenção e empatia.
Nomeados dos Prémios Almofariz: A escolha é sua. Que comece a votação! – As categorias votadas pelas farmácias comunitárias – Produto do Ano, Produto de Dermocosmética do Ano, MNSRM do Ano e Laboratório do Ano já estão disponíveis para nos revelar as suas escolhas, pois este ano estreamos a votação eletrónica para sua maior comodidade. Os vencedores serão conhecidos a 23 de outubro na 31ª cerimónia de entrega dos Prémios Almofariz, no Salão Preto e Prata do Casino Estoril.
Intervenção na Comunidade 2024: Farmácia Oeiras Figueirinha (Oeiras), Cuidar com conhecimento, proximidade e coração – Na Farmácia Oeiras Figueirinha, responsabilidade social não é apenas um conceito, é uma prática diária que se traduz em ações concretas, próximas e transformadoras. Com três projetos submetidos ao Prémio Almofariz Intervenção na Comunidade 2024 – um deles finalista –, viu reconhecido o seu trabalho de proximidade. Mas mais do que prémios, o que motiva a equipa é o ensejo de fazer mais e melhor pela comunidade.
Saúde do Viajante: Farmácia, «um ponto de referência» – Com a intensificação das viagens, as farmácias comunitárias começam a reconhecer na saúde do viajante uma oportunidade para diversificar a sua intervenção e reforçar o seu papel como primeiro ponto de contacto em saúde. Esta categoria ganha expressão graças ao aumento da procura por aconselhamento especializado, revelando-se um segmento com potencial para crescer de forma estruturada.