Os líderes estão de volta! Miguel Rovisco de Andrade, Diretor Geral da A. Menarini Portugal, e Nelson Pires, Diretor Geral da Jaba Recordati, regressaram para a segunda parte da temporada II do podcast da MF Talks, Conferência de Líderes.
No oitavo episódio, intitulado The misinformation age, a convidada é Helena Freitas, Country Lead da Sanofi Portugal, posição que acumula com a de General Manager da área de Vacinas, representando institucionalmente a companhia no país.
A moderação ficou a cargo de Paulo Silva, da MARKETING FARMACÊUTICA.
Hesitação vacinal
Para Helena Freitas, “é importante distinguirmos dois temas”: o da desinformação, “e vou ler, informação falsa partilhada intencionalmente para enganar, e a misinformation, que é a informação incorreta partilhada sem intenção de enganar”.
É relevante fazer esta distinção “porque há pessoas que partilham aquilo que leem sem validar as fontes, sem validar a veracidade, e estão a fazê-lo sem querer enganar, e há quem implante informação errada nas redes com o objetivo de enganar”.
Deste modo, Helena Freitas, abordando uma área “que me é muito querida”, a hesitação vacinal, lançou a questão: “Como é que, de repente, num país, que é claramente pró-vacinas, começa-se a ceder e a deixar-se ser infiltrado com desinformação sobre vacinas, que levam a quedas de taxas de vacinação e ao ressurgimento de doenças erradicadas, como é o caso do sarampo”.
Combater “agressivamente”
“Quando há má informação, ela só pode ser combatida com boa informação”, declara Miguel Rovisco de Andrade, acrescentando que “deixamos que a má informação continue e não vamos a combatê-la agressivamente”.
Contudo, ara o Diretor Geral da A. Menarini Portugal, “a batalha da desinformação ganha-se com informação agressiva”, nomeadamente com os “os factos”.
Escolher como ser informado
Já Nelson Pires acredita que “vivemos um momento fantástico”, não obstante opina que “isto vai ser geracional, só vem com a educação”.
Neste sentido, sublinha que “nós escolhemos como é que queremos ser informados”. Neste ponto, lembra que “a inteligência artificial está a substituir todos os motores de busca”, sendo que “a inteligência artificial vai ao Google, vai aos outros todos, à SAP e ao resto, e junta toda a informação, às vezes mal”.
Porém, para o Diretor Geral da Jaba Recordati, a solução para este problema poderia passar por “convencer os donos destas ferramentas a ir buscar informação correta”.
Descubra o que os líderes têm mais a dizer sobre estes assuntos.
Disponível no Spotify, Apple Podcasts, Amazon Music, Pocket Casts, Radiopublic e YouTube.
Conferência de Líderes é uma série de episódios do MF Talks – O Podcast, uma iniciativa da Revista MARKETING FARMACÊUTICO. Este episódio teve o patrocínio da PharmaPlanet.




