A Câmara Municipal de Alcochete, no distrito de Setúbal, vai apoiar 120 idosos carenciados do concelho na compra de medicamentos, uma medida que representa uma dotação financeira de 24 mil euros.
Segundo a autarquia, o Programa de Comparticipação de Medicamentos a Idosos Carenciados (PCMIC) tem como principal objetivo promover a igualdade social, contribuir para a melhoria da qualidade de vida e da saúde, e fomentar a longevidade dos grupos etários mais vulneráveis, assegurando o acesso a bens de primeira necessidade, como a medicação.
A Lusa refere que, durante o ano de 2025, o PCMIC registou 102 candidaturas aprovadas de pessoas idosas em situação de carência económica, tendo a autarquia despendido 16.531,84 euros.
Entre os beneficiários, 84,31% utilizaram a totalidade do apoio disponível, fixado em 200 euros por pessoa.
Em 2024, de acordo com dados da autarquia, o PCMIC contou com 80 inscrições aprovadas de pessoas idosas em situação de carência económica.
Para 2026, a medida aprovada em reunião de câmara prevê a atribuição desse apoio a 120 idosos, com uma dotação financeira de 24.000 euros e um valor máximo anual de 200 euros por beneficiário.
Em comunicado, a Câmara Municipal de Alcochete salienta que o período de candidaturas para o ano de 2026 decorrerá até 19 de março, mediante formalização de inscrição no Setor de Ação Social do Município.
“De forma a garantir que o apoio chega ao público-alvo será realizada divulgação presencial nas zonas rurais, complementada por contactos telefónicos com os munícipes já inscritos, bem como divulgação nos locais habituais de informação municipal”, refere a autarquia.




