Ministra da Saúde reconhece constrangimentos no SNS 24 e diz que vai ser reforçado 442

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, reconheceu hoje constrangimentos na Linha SNS 24 e avançou que já foi pedido aos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) e à Altice um reforço do serviço durante o inverno.

“Aquilo que pedimos aos SPMS e à Altice, que é a nossa operadora da Linha SNS 24, foi que para o inverno fosse reforçada pelo menos em 27 unidades locais de saúde [ULS], porque temos noção dos constrangimentos”, disse aos jornalistas a governante, à margem de um evento sobre saúde mental no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

Estudo estima um milhão de chamadas para a Linha SNS 24 por atender no inverno

Ana Paula Martins comentava, como especifica a Lusa, um estudo de investigadores nacionais e estrangeiros que estima que cerca de um milhão de chamadas para a Linha SNS 24, usada para filtrar as idas às urgências, podem ficar sem serem atendidas no inverno, por falta de meios, hoje noticiado pelo jornal Expresso.

As projeções para o início de 2026 antecipam até 900 mil tentativas de chamadas mensais, deixando potencialmente quase 300 mil chamadas sem atendimento telefónico num único mês.

O que gostaríamos era, ainda este ano, podermos alargar [o plano da Altice e dos SPMS] às 12 ULS onde ainda não temos este processo a funcionar, mas isso não está garantindo neste momento”, salientou.

A ministra da Saúde afirmou que espera que o plano de reforço nas 27 ULS aconteça neste inverno.

“Há de facto uma necessidade de reforços humanos, é verdade, mas também há necessidade de colocar inteligência artificial no sistema, há necessidade de utilizar também outras tecnologias que ajudem a que o atendimento seja mais rápido, porque quando ligamos para uma linha a pedir ajuda é importante que não nos levem muito tempo a atender, o encaminhamento seja feito de forma adequada e depois o acionamento seja feito de forma adequada, seja qual for a resposta”, sublinhou.

Os números do Expresso indicam que 3.200 profissionais trabalham atualmente na Linha SNS 24, que respondeu a 4,3 milhões de contactos entre janeiro e setembro.

No mês passado, o secretário de Estado da Gestão da Saúde, Francisco Rocha Gonçalves, garantiu que a Linha SNS 24 (808 24 24 24) estava preparada para responder no inverno e disse que o operador ia “adaptar a tecnologia” e “vai fazê-lo com a Inteligência Artificial”.