O Ministério da Saúde divulgou a lista dos agraciados na cerimónia do Dia Mundial da Saúde com a Medalha de Serviços Distintos do Ministério da Saúde – grau de ouro.
Entre as 33 personalidades, estão três farmacêuticos.
Henrique Reguengo Luz
Especialista em Análises Clínicas e em Genética Humana, ambas as especialidades reconhecidas pela Ordem dos Farmacêuticos. Henrique Reguengo Luz é também European Specialist in Clinical Chemistry and Laboratory Medicine, pela European Communities Confederation of Clinical Chemistry
(EFLM).
Atualmente, desempenha funções de Adjunto do Diretor de Serviço de Química Clínica na ULS de Santo António, no Porto.
É membro da Comissão Nacional da Residência Farmacêutica, Presidente do Conselho do Colégio de Especialidade de Análises Clínicas e Genética Humana da Ordem dos Farmacêuticos e foi durante muitos anos presidente do Sindicato Nacional dos Farmacêuticos (SNF).
Foi ainda Figura do Ano dos Prémios Almofariz em 2019.
Joaquim Francisco Jorge Martins Chaves
Licenciado em Farmácia, pela Universidade do Porto, Joaquim Chaves inaugurou o seu primeiro Laboratório de Análises Clínicas, em Mafra, em 1959.
Em 1975 fundou a Associação Portuguesa de Analistas Clínicos, da qual foi sócio número um. Entre 1980 e 1982, assumiu a presidência da Secção Regional do Sul da Ordem dos Farmacêuticos.
Em 1998, para dar resposta à procura por exames complementares de diagnóstico e otimizar a oferta de serviços da sua empresa, fundou a primeira Clínica Médica do grupo. Em 2002, expandiu, uma vez mais, a oferta de serviços da sua empresa e inaugurou o Centro Oncológico Dr.ª Natália Chaves, a primeira de várias unidades de Radioncologia que o grupo viria a criar.
Maria Helena Nogueira Freire Cortes Martins
Licenciada em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, mestre em Doenças Infeciosas Emergentes pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e Especialista em Análises Clínicas pela Ordem dos Farmacêuticos.
Desenvolve a sua atividade profissional no Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) desde 1990, onde é responsável pelo Laboratório de Referência para o VIH, VHB e VHC integrado no Departamento de Doenças Infeciosas (DDI), bem como pela atividade desenvolvida no INSA no âmbito da vigilância epidemiológica nacional da infeção por VIH e SIDA. Esta atividade é efetuada em colaboração com o Programa Nacional para as Infeções Sexualmente Transmissíveis e Infeção por VIH, sendo Coadjuvante da Direção do mesmo, desde 2019.
Em 2024, na cerimónia de Homenagem ’40 anos da infeção por VIH em Portugal”’, recebeu uma distinção pelo seu contributo para a área.
Elemento do Infarmed agraciado
Entre as personalidades medalhadas, destaca-se ainda um elemento da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed).
Maria João Dias Morais Lages
Licenciada em Relações Internacionais, exerce funções no INFARMED há mais de duas décadas, sendo responsável pela área de Relações Internacionais e de Cooperação desde 2001.
No âmbito do departamento criado e que dirige desde 2019, assegura a coordenação de um trabalho multifacetado em estreita articulação com os departamentos coordenadores do Ministério da Saúde, no âmbito das atividades das instituições da União Europeia, diversas organizações internacionais e nas áreas de Cooperação multilateral (de que é exemplo a rede EAMI com ao países latino-americanos) ou bilateral, com destaque para os países de língua Portuguesa da América Latina, de África e da Ásia.
A nível europeu merece salientar o trabalho com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e com a Comissão Europeia, assegurando nomeadamente a coordenação da participação nacional do Infarmed em diferentes dossiers legislativos, como os de dispositivos médicos, de avaliação de tecnologias de saúde e mais recentemente das taxas da EMA, para além de toda a articulação
com as diferentes redes de autoridades nacionais que concorrem para o desempenho nacional do Infarmed.
A lista completa
- Abel Avelino Paiva Silva
- António Leopoldo de Albergaria Pinto Soares
- António José Táboas Lages Amorim
- António Joaquim Santana
- Fernando Eduardo Barbosa Nolasco
- Fernando Miguel Teixeira Xavier
- Henrique Cyrne Carvalho
- Henrique Reguengo Luz
- Henrique Vilaça Ramos
- Hospital de S. José
- Instituto das Irmãs Hospitaleiras
- João Falcão Estrada
- João Augusto Castel-Branco Goulão
- João Queiroz e Melo
- Joaquim Francisco Jorge Martins Chaves
- Joaquim Carlos Neto Murta
- Jorge Paulo de Seabra Roque da Cunha
- José Manuel Gonçalves de Oliveira
- Luís Mendes da Graça
- Manuel Maria de Sousa Ferreira Abecasis
- Margarida Silva Vieira
- Maria da Assunção Martinez Fernandez Macedo dos Santos
- Maria Helena Nogueira Freire Cortes Martins
- Maria João Dias Morais Lages
- Maria Merlinde Madureira
- Ordem Hospitaleira de S. João de Deus
- Pedro Manuel de Almeida Madeira de Brito
- Rosa Maria dos Reis Marques Furtado de Oliveira
- Ruy Branco
- Sandra Maria Pereira Rebelo do Carmo Parreira de Figueiredo Neto
- Sónia Veloso Trevisan
- Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE
- Maria Teresa Lourenço de Melo Campelo Bairrão Oleiro




