
A Miligrama, agência de comunicação especializada em saúde, é a responsável pela conceção e implementação da campanha nacional de consciencialização “55 é a sua linha vermelha”, promovida pela Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC), em parceria com a Novartis. A iniciativa tem como objetivo capacitar os portugueses para conhecerem o seu risco cardiovascular e alertar para a importância do controlo rigoroso do colesterol LDL, conhecido como “colesterol mau”, especialmente em pessoas que já sofreram um evento cardíaco.
Com uma abordagem multicanal, a estratégia desenvolvida pela Miligrama abrange a criação da identidade visual da campanha, gestão de redes sociais, assessoria mediática e o desenvolvimento de uma plataforma digital gratuita (www.55linhavermelha.pt). Através do website, qualquer pessoa pode conhecer o seu risco cardiovascular respondendo a um questionário breve, aceder a informação validada por especialistas e compreender melhor os resultados das análises clínicas. É ainda disponibilizado um guia prático para ajudar os doentes a prepararem as consultas médicas, manterem o plano terapêutico e organizarem a sua documentação clínica.
“Trabalhar comunicação em saúde é, acima de tudo, contribuir para a literacia da população. Esta campanha representa isso mesmo: transformar conhecimento técnico em ferramentas acessíveis a todos, que ajudam as pessoas a tomar decisões mais informadas sobre a sua saúde cardiovascular”, sublinha Andreia Garcia, diretora-geral da Miligrama.
Segundo a FPC, a cada 15 minutos morre uma pessoa por doença cardiovascular em Portugal. Entre quem já sofreu um enfarte, uma em cada quatro pessoas tem um novo episódio nos dois anos seguintes. Manter o colesterol LDL abaixo dos 55 mg/dl é uma das formas mais eficazes de reduzir esse risco.
Para aceder ao questionário de avaliação do risco cardiovascular e saber mais sobre a campanha, visite:www.55linhavermelha.pt .