Merck Portugal disponibiliza nova licença remunerada para cuidadores informais 512

A Merck disponibiliza desde o início de julho a nova Licença para Cuidadores Informais, uma medida integrada na política global ‘Moments That Matter Leave‘, que permite aos colaboradores prestarem apoio a familiares em situações críticas de saúde, com até 10 dias de licença remunerada por ano.

O benefício, que entrou em vigor em Portugal a 1 de julho, está disponível para todos os colaboradores em regime de trabalho em tempo integral desde o primeiro dia de contrato.

“Em algum momento das nossas vidas, todos iremos experienciar a pressão e a complexidade que os cuidadores enfrentam ao tentar equilibrar a vida pessoal, o trabalho e as responsabilidades de cuidado”, afirma, em comunicado, Belén Garijo, presidente do Conselho de Administração e CEO da Merck, acrescentando que “nesses momentos desafiantes, na Merck queremos reafirmar o nosso compromisso com as nossas pessoas e com o seu bem-estar, apoiando-as — onde quer que estejam — a gerir e ultrapassar estas situações de vida tão exigentes”.

Esta nova licença pode ser utilizada para cuidar de familiares próximos — como pais, filhos ou cônjuges — em casos de doença aguda ou terminal, incluindo situações como hospitalizações, acidentes graves, AVCs, cirurgias complexas ou agravamento súbito de doenças crónicas. Pode ser utilizada de forma flexível, em dias completos ou parciais, e complementa os apoios legais já existentes, sem gerar custos adicionais para os colaboradores.

“A maioria de nós será cuidador em algum momento da vida”, afirma, no mesmo comunicado, Pedro Moura, diretor geral da Merck Portugal. “Cuidar faz parte do nosso ADN e, por isso, reconhecemos o papel essencial dos cuidadores. Isso implica não só valorizar os sacrifícios e as responsabilidades que assumem diariamente, mas também garantir-lhes o tempo, o espaço e os recursos para estarem ao lado de quem mais importa, nos momentos que verdadeiramente contam”, acrescenta.

Compromisso de longa data

A Merck tem um compromisso de longa data com o apoio aos cuidadores e uma ligação próxima a esta comunidade através da sua área de Healthcare. O lançamento global da iniciativa ‘Embracing Carers®’, em 2017, abriu caminho para reforçar o apoio e os recursos disponíveis para cuidadores e seus entes queridos, incluindo formação e desenvolvimento de competências. Esta iniciativa global, premiada internacionalmente e liderada pela Merck em colaboração com organizações de referência no apoio aos cuidadores, tem como missão aumentar a sensibilização, promover o debate e impulsionar ações concretas para responder às necessidades frequentemente ignoradas dos cuidadores informais.

Em Portugal, esta iniciativa global inspirou a criação do “Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais”, um projeto que conta com cerca de 40 associações de doentes e com o apoio da Merck Portugal e que visa tornar visível e reconhecido o papel fundamental dos cuidadores informais no país, procurando ativamente compreender e responder às suas necessidades específicas.

Após o lançamento global do Programa de Benefícios de Fertilidade em 2023 e a sua implementação em Portugal em 2024, a Licença para Cuidadores Informais representa o segundo benefício global totalmente inclusivo da companhia. É também a primeira medida da nova política global de licenças Moments That Matter Leave (MTML), desenvolvida para apoiar os colaboradores nos momentos essenciais da vida, adaptando-se às especificidades legais e culturais de cada país onde a Merck opera.