Medicamento para tratar a malária em bebés aprovado 639

A Novartis anunciou que o Coartem Baby, o primeiro medicamento para tratar a malária em bebés e crianças pequenas, foi aprovado na terça-feira na Suíça.

Até à data, não existia qualquer tratamento aprovado contra a malária para bebés com menos de 4,5 kg, o que deixava uma lacuna no tratamento, afirmou a Novartis, citada pela Reuters.

Espera-se também que os oito países africanos (Burkina Faso, Costa do Marfim, Quénia, Malawi, Moçambique, Nigéria, Tanzânia e Uganda) que participaram na avaliação emitam rapidamente aprovações para o tratamento, que também é conhecido como Riamet Baby.

O Coartem foi lançado, para tratar a malária, em 1999, porém, uma nova dosagem foi agora estabelecida para bebés pequenos. O tratamento é solúvel, incluindo no leite materno, e tem um sabor doce a cereja para facilitar a sua administração.

Todos os anos nascem cerca de 30 milhões de bebés em zonas de risco de malária em África, tendo um estudo realizado em toda a África Ocidental registado infeções que variam entre 3,4% e 18,4% em bebés com menos de seis meses de idade, afirmou a Novartis.