Maria Beatriz da Silva Lima distinguida com a Medalha de Honra da OF 552

Maria Beatriz da Silva Lima, professora catedrática, responsável pela área de Assuntos Regulamentares e investigadora no Instituto de Investigação do Medicamento (iMED.UL), foi uma das personalidades distinguidas com a Medalha de Honra da Ordem dos Farmacêuticos (OF) durante a Sessão Solene do Dia Nacional do Farmacêutico 2025.

Maria Beatriz da Silva Lima, durante a sua intervenção, dedicou esta homenagem “a todos os farmacêuticos e, muito em particular, àqueles que hoje receberam a sua distinção dos 50 anos da profissão. É um privilégio ver a forma como a profissão farmacêutica tem vindo a evoluir ao longo das últimas décadas”.

Fernando Jorge dos Ramos distinguido com a Medalha de Honra da OF

Diretora da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa entre 2020 e 2024, Maria Beatriz da Silva Lima é licenciada em Farmácia e doutorada em Farmacologia.

Com mais de 20 anos de experiência em áreas não clínicas e assuntos regulamentares, trabalhou na Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) e na Agência Europeia de Medicamentos (EMA). Foi membro do CHMP, do CAT e do SAWP, presidiu ao Safety Working Party (SWP) e participou nas discussões do ICH em representação da Comissão Europeia.
Entre 2014 e 2018, presidiu ao Comité Científico da Innovative Medicines Initiative (IMI), e entre 2019 e 2022, integrou o Emerging Issues Committee do ILSI-HESI, EUA.

As suas áreas de investigação incluem Assuntos Regulamentares, Segurança Não Clínica, Oncologia e Farmacologia de doenças metabólicas.

 

A Medalha de Honra

De acordo com o portal da OF, é a distinção mais importante atribuída pela OF, reservada a individualidades de reconhecido mérito, idoneidade e contributo excecional para a valorização da atividade farmacêutica e das Ciências da Saúde.