Mais de 500 farmacêuticos reforçam Linha SNS24 1130

Mais de 500 farmacêuticos responderam ao recrutamento lançado pelo Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde (SNS), no início de janeiro, para integrarem a Linha SNS 24.

A contratação destes profissionais de saúde reforça a capacidade de resposta e de atendimento aos cidadãos, particularmente crítica na estação de inverno, com mais situações de infeções respiratórias e outras, permitindo melhorar os serviços e responder com maior prontidão a quem deles necessita.

Em comunicado, o bastonário da Ordem dos Farmacêuticos (OF), Helder Mota Filipe, sublinha que “os farmacêuticos acrescentam valor ao trabalho realizado na Linha SNS24. São uma mais-valia muito importante para os utentes e para o serviço, aumentando a qualidade e a capacidade de resposta para quem procura a Linha SNS24”.

O elevado número de candidaturas dos farmacêuticos demonstra também a “disponibilidade da profissão para colaborar noutras áreas de atividade e favorece quem procura a Linha SNS24 e precisa de decisões urgentes”, acrescentou o bastonário.

O número de farmacêuticos que foram integrados neste serviço comprova a importância que estes profissionais de saúde têm no contexto do SNS. “A presença dos farmacêuticos cobre mais áreas importantes nas funções do SNS24, nomeadamente em problemas relacionados com a utilização de medicamentos e o contributo para um uso mais racional de medicamentos e produtos de saúde”, disse ainda.

O trabalho destes profissionais de saúde, realizado remotamente, envolve a realização de atos de triagem, aconselhamento e acompanhamento dos utentes que ligam para a Linha SNS24.