Mais de 5 mil farmacêuticos já têm o novo Cartão de Identificação 1073

Quase oito meses após o início da sua disponibilização do novo Cartão de Identificação, criado pela Ordem dos Farmacêuticos (OF), foram registados 5.133 pedidos de adesão, pelo que, atualmente, existem 2.137 farmácias com, pelo menos, um farmacêutico utilizador o novo documento.

Estes números evidenciam, de acordo com o referido pela OF, hoje, no seu portal “o compromisso dos farmacêuticos e das farmácias com a diferenciação e valorização da profissão, e com o reforço da confiança na atividade farmacêutica junto dos utentes”.

 

O que precisa de saber sobre o novo cartão

A OF especifica que:

  • Foi concebido para promover uma identificação clara e uniforme dos farmacêuticos no exercício das suas funções, reforçando a imagem da profissão e valorizando o seu papel na prestação de cuidados de saúde.
  • Nesta primeira fase, é disponibilizado sem quaisquer custos a todos os farmacêuticos comunitários com situação regularizada, sendo oportunamente também disponibilizado aos restantes farmacêuticos que prestam cuidados de saúde.
  • Apresenta os  dados pessoais e profissionais mais revelantes dos farmacêuticos, como o nome e fotografia do titular, o número da carteira profissional, cargo, especialidades e competências reconhecidas.
  • Quem ainda não solicitou a emissão e envio postal do novo Cartão de Identificação podem fazê-lo através da Secretaria Online da OF, anexando a fotografia que deve constar no documento e confirmando a morada que consta no seu perfil, para a qual será remetido o cartão.
  • Para solicitar a emissão do novo documento deve aceder à Secretária Online.

Por fim, a OF apela “à colaboração dos farmacêuticos, das associações setorais e do Infarmed, enquanto autoridade reguladora, na consolidação da implementação do novo cartão de identificação profissional”.