
A Novo Nordisk vai deixar de comercializar, definitivamente, em Portugal o medicamento Victoza, liraglutido, 6 mg/ml, solução injetável em caneta pré-cheia, por razões comerciais, a 31 de dezembro de 2025.
Este medicamento, segundo referiu, ontem, a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed), no seu portal, está indicado no tratamento de adultos, adolescentes e crianças com 10 anos de idade ou mais, com diabetes mellitus tipo 2 insuficientemente controlada, como adjuvante à dieta e exercício “em monoterapia, quando a metformina é considerada inapropriada devido a intolerância ou contraindicações” e “em adição a outros medicamentos para o tratamento da diabetes”.
Para assegurar a substituição atempada da terapêutica instituída, o Infarmed recomenda aos:
Farmacêuticos
- Aconselhar os doentes em tratamento com liraglutido a contactar o médico;
- Tranquilizar os doentes que não consigam contactar o médico de imediato, atendendo a que o medicamento ainda estará disponível durante alguns meses.
No que toca aos médicos, o regulador sugere que não devem ser iniciados novos tratamentos com este medicamento; assim como “deve ser promovida a substituição atempada do liraglutido aos doentes em tratamento com este medicamento. Para apoio na escolha da alternativa terapêutica, sugere-se a consulta às orientações da Comissão Nacional de Farmácia e Terapêutica relativas ao tratamento da diabetes mellitus tipo 2″.
Já no relativo aos utentes, devem, “assim que possível, consultar o médico para que, se necessário, possa ser prescrita uma alternativa terapêutica, bem como ser prestadas todas as instruções necessárias para facilitar a substituição”.
Autorizado medicamento para garantir transição gradual
O Infarmed autorizou, a título excecional, a utilização do seguinte medicamento com o objetivo de garantir a transição gradual para outras terapêuticas:
- Victoza (liraglutido) 6 mg/ml injektioneste, liuos, esitäytetty kynä, solução injetável em caneta pré-cheia, duas unidades, Novo Nordisk, A/S, de origem e linguagem finlandesa e número de registo 5216320.
Estas embalagens serão acompanhadas de folheto informativo em português. Além disso, o número de registo, preço e comparticipação pelo Serviço Nacional de Saúde desta apresentação será o mesmo do medicamento autorizado em Portugal, pelo que a prescrição e dispensa poderão ocorrer conforme habitual.




