Linha SNS 24 atendeu mais de 5,7 milhões de chamadas em 2025 173

A Linha SNS 24 atendeu mais de 5,7 milhões de chamadas, durante o ano de 2025, um crescimento de cerca de 65% comparativamente a 2024. No mesmo período, agendou mais de 1 milhão de consultas nos Cuidados de Saúde Primários, o que corresponde a cerca de 3 mil consultas diárias.

Os números, revelados num comunicado portal dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), são expressivos e resultam, sobretudo, do alargamento do projeto Ligue Antes, Salve Vidas, que já abrange 27 Unidades Locais de Saúde e 7,8 milhões de utentes. No âmbito deste projeto, após triagem clínica e sempre que clinicamente adequado, os utentes são encaminhados para consultas presenciais (no próprio dia ou no dia seguinte) nos cuidados de saúde primários. “Evitam-se assim idas desnecessárias às urgências e esperas por consulta à porta do centro de saúde”, explica, no comunicado referido, Sandra Cavaca, presidente do Conselho de Administração da SPMS.

A este forte crescimento da procura, que se faz sentir desde o último trimestre de 2024, o SNS 24 respondeu com o reforço de recursos humanos e com a oferta de mais serviços

Em termos de recursos humanos, a capacidade de resposta da Linha SNS 24 tem vindo a aumentar significativamente e conta hoje conta com uma bolsa de mais de 3.700 profissionais, um aumento significativo face aos cerca de 2.500 em 2024 e aos 1.600 existentes em outubro de 2023.

No que diz respeito à procura, subsistem picos no número de chamadas em determinados dias e horas, o que, apesar do reforço de recursos humanos, conduz a um aumento dos tempos de espera para atendimento. Esta pressão é sentida, sobretudo, após os domingos e feriados. Por exemplo, nas manhãs de segunda-feira. Contudo, “é fundamental que todos saibam que o SNS funciona 24 horas por dia e, por isso, nenhum utente fica por atender”, afirma Sandra Cavaca.

Durante o ano de 2025, foram lançados o novo Portal e a nova App SNS 24, que passaram a disponibilizar mais de 20 serviços digitais, oferecendo alternativas aos cidadãos, sobretudo para nos períodos de maior pressão.

Avançou ainda a Linha Nacional de Prevenção do Suicídio – 1411, que veio reforçar a resposta do SNS na área da saúde mental e o apoio em situações de maior vulnerabilidade.

De recordar ainda que, no final de 2024, foi lançada a Teleconsulta Linha SNS 24 e, já no início deste ano, a triagem digital respiratória através do Portal SNS 24. No âmbito do Plano para a Resposta Sazonal em Saúde – Módulo Inverno 2025/2026, deu-se início à triagem digital respiratória através da App SNS 24. Implementou-se, ainda, um assistente de inteligência artificial (IA) para avaliação de sintomas respiratórios e arrancou o mecanismo de call-back (retorno de chamadas), para que nenhum utente fique sem resposta.

Mais de 70 mil utentes já utilizaram o serviço Teleconsulta Linha SNS 24, salientando-se que cerca de 70% dos utentes aceitaram a teleconsulta quando esta foi proposta e mais de 80% das situações ficaram resolvidas sem necessidade de outros cuidados.

Foram também já realizadas, desde o lançamento do serviço na App SNS 24, mais de 36 mil triagens digitais para sintomas respiratórios e de orofaringe. É uma resposta rápida e eficiente, para utentes com idade igual ou superior a 18 anos, sobretudo em períodos de elevada procura. Cerca de 30% das triagens de sintomas respiratórios já são atendidas e resolvidas através da triagem digital e pelo assistente de IA para problemas respiratórios.