A Linde Saúde acaba de lançar em Portugal AIRGENIOUS™, a primeira ferramenta de previsão, baseada em Inteligência Artificial (IA), da adesão de doentes com apneia obstrutiva do sono (SAOS) ao tratamento com pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP). A solução, desenvolvida pela Linde Homecare já foi distinguida em Portugal e em França.
Com uma precisão de 88,5%, o AIRGENIOUS™ utiliza um algoritmo de aprendizagem supervisionada que analisa diariamente os dados clínicos recolhidos pelos dispositivos de CPAP utilizados no domicílio, em conjunto com o perfil do doente, para prever a adesão ao tratamento nos 28 dias seguintes. Esta capacidade preditiva permite tomar ações proativas e personalizadas para garantir uma melhor adesão ao tratamento.
Os resultados obtidos com o AIRGENIOUS™ são promissores: em regiões onde a ferramenta já foi testada, a percentagem de doentes que realiza a terapia mais de 4 horas, número de horas mínimo recomendado para que o tratamento tenha benefício clínico, aumentou de 68% para 80% num espaço de 6 meses. Tal reflete o potencial da solução para otimizar o tratamento da SAOS e reforça o compromisso da Linde Saúde com a inovação e a excelência em cuidados de saúde.
“A nossa missão é proporcionar o melhor cuidado possível aos doentes e o AIRGENIOUS™ apresenta um enorme potencial nesse sentido. Permite um melhor acompanhamento da SAOS, patologia muitas vezes com graves consequências a médio e longo prazo”, refere Tiago Esteves, Director-Geral da Linde Homecare EMEA. Com sucesso comprovado em França e expansão para Portugal e Espanha, o AIRGENIOUS™ é já um importante aliado na eficácia e experiência do doente com o tratamento.
Por outro lado, o AIRGENIOUS™ permite aos profissionais de saúde concentrarem-se nos doentes que mais precisam, fomentar a confiança médico-doente, melhorando a qualidade de vida, assim como permite responder aos desafios de eficiência do sistema público de saúde associados aos custos das complicações da apneia do sono não tratada.
O projeto, que nasceu de uma competição interna na Linde Homecare South , foi distinguido na categoria ‘Best Future of Customer & Consumers Project’ nos Portugal Digital Awards, iniciativa que destaca as organizações, as suas equipas e líderes, que impulsionam a transformação digital nos seus negócios com impacto na sociedade. Também em França, a ferramenta foi reconhecida com o prémio Prix Galien 2024 na categoria ‘E-health’, tendo sido a primeira vez que um prestador de cuidados domiciliários em França foi reconhecido com um prémio desta natureza, que destaca organizações pelas suas inovações excecionais.A apneia obstrutiva do sono (AOS) consiste num distúrbio respiratório do sono caracterizado pelo breve, embora frequente, bloqueio das vias respiratórias, , que provoca interrupções da respiração totais (apneias) ou parciais (hipopneias) durante o sono. Trata-se de uma patologia que afeta significativamente a qualidade de vida dos doentes, nomeadamente causando sonolência diurna, dificuldades de concentração, irritabilidade e aumentando o risco de complicações cardiometabólicas. ,
Atualmente, nos casos de SAOS moderada a grave, o CPAP é o tratamento mais indicado e carece de avaliação, diagnóstico e prescrição médica. Consiste na aplicação de pressão positiva de ar através de um equipamento (gerador de pressão) e de uma máscara colocada no nariz, que previne o encerramento da via aérea superior durante o sono, corrigindo assim as paragens respiratórias.




