Miguel Rovisco de Andrade, Diretor Geral da A. Menarini Portugal, e Nelson Pires, Diretor Geral da Jaba Recordati, moderados por Paulo Silva, da revista MARKETING FARMACÊUTICA, continuam a dissecar, no décimo primeiro episódio do podcast da MF Talks, Conferência de Líderes, a dispensa em proximidade, bem como a reclassificação de medicamentos.
No episódio ‘Próximo, por favor II – Todos os Santos’, Nelson Pires sublinhou, no relativo à dispensa em proximidade, que não sabemos quem paga “à distribuição e a margem do distribuidor, por exemplo”. Daí reforçar que “a questão económica continua a ser fundamental.
O Diretor Geral da Jaba Recordati chama ainda a atenção para a questão da farmacovigilância: “uma coisa é ter 50 hospitais, outra coisa é ter 2 .800 farmácias a fazer farmacovigilância”.
Já no relativo à reclassificação, Miguel Rovisco de Andrade declarou, quanto à “razão disto não ser implementado”, haver “algo que nós não estamos a ver e que não está a ser resolvido. A indústria não tem objeções de monta ou facto. Os médicos não têm objeções de monta ou facto, desde que mantenham a capacidade de prescrição e de controlo dessa mesma prescrição. Os farmacêuticos e as farmácias não têm [objeções]. A distribuição não tem [objeções]. Teoricamente, para o governo deveria ser exatamente a mesma coisa, só que aí é que percebemos que se calhar não é”.
Ouça o que os líderes têm mais a dizer sobre este assunto:
Disponível no Spotify, Apple Podcasts, Amazon Music, Pocket Casts, Radiopublic e YouTube.
Conferência de Líderes é uma série de episódios do MF Talks – O Podcast, uma iniciativa da Revista MARKETING FARMACÊUTICO. Este episódio teve o patrocínio da PharmaPlanet.




