LEO Pharma e Gilead unem-se para acelerar o desenvolvimento de moléculas pequenas orais STAT6 619

A Gilead Sciences e a LEO Pharma anunciam uma parceria estratégica para agilizar o desenvolvimento e a comercialização dos programas de moléculas pequenas orais STAT6 (transdutor de sinal e ativador de transcrição 6) da LEO Pharma, para o tratamento de doentes com doenças inflamatórias.

O STAT6 é um fator de transcrição específico necessário para a síntese das citocinas IL-4 e IL-13, que são alvos clinicamente validados para doenças inflamatórias mediadas por Th2, como a dermatite atópica, a asma e o DPOC, entre outras. O STAT6 demonstrou potencial pré-clínico para tratar um grande espectro de doentes e proporcionar uma alternativa oral ao tratamento atual com biológicos injetáveis, segundo avançado em comunicado.

No âmbito desta parceria, a Gilead adquirirá os inibidores orais pré-clínicos STAT6 da LEO Pharma, assim como os seus inibidores de proteínas-alvo. A Gilead irá liderar os esforços de desenvolvimento dos programas de moléculas orais, enquanto a LEO Pharma irá liderar o desenvolvimento de potenciais formulações tópicas de inibidores STAT6.

O STAT6 tem potencial para tratar diversas doenças inflamatórias, incluindo aquelas fora do âmbito dermatológico. Esta parceria estratégica com a Gilead permitir-nos-á acelerar o desenvolvimento do programa STAT6 e maximizar o seu potencial em dermatologia e não só”, afirmou, no comunicado referido, Christophe Bourdon, CEO da LEO Pharma.

“Conforme continuamos a expandir o nosso portefólio de tratamentos para doenças inflamatórias, comprometemo-nos a desenvolver terapêuticas de nova geração que permitam a remissão a longo prazo em doentes com estas patologias, através de mecanismos que bloqueiam as principais vias patogénicas, eliminam as células patogénicas, toleram o sistema imunitário e restauram a função celular”, afirmou, por seu turno, Flavius Martin, vice-presidente executivo de Investigação da Gilead Sciences.

Termos do acordo

A Gilead terá os direitos mundiais para desenvolver, fabricar e comercializar as moléculas pequenas orais do programa STAT6. A LEO Pharma terá a opção de potencialmente comercializar de forma conjunta programas orais para dermatologia fora dos Estados Unidos e irá deter os direitos mundiais exclusivos das formulações tópicas de STAT6 em Dermatologia. 

A LEO Pharma poderá receber até 1.700 milhões de dólares em pagamentos totais, incluindo o pagamento inicial de 250 milhões de dólares. Além disso, pode também receber royalties escalonadas, que vão de uma unidade alta a dezenas médias, sobre as vendas de medicamentos STAT6 orais.

Já a Gilead pode receber royalties escalonadas que oscilam entre uma unidade alta a dezenas baixas sobre as vendas STAT6 tópicos.