Jorge Manuel Moreira Gonçalves, professor catedrático na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP), onde lidera o departamento de Ciências Fisiológicas e Farmacológicas e coordena o grupo de investigação em Farmacologia e Farmacoterapia, foi uma das personalidades distinguidas com a Medalha de Honra da Ordem dos Farmacêuticos (OF) durante a Sessão Solene do Dia Nacional do Farmacêutico 2025.
Jorge Manuel Moreira Gonçalves expressou a sua gratidão por este reconhecimento “e pela classe farmacêutica ter sido capaz de criar um ambiente, uma dinâmica e um prestígio que nos permitiu, ao nível académico, sermos reconhecidos e desenvolver um trabalho de qualidade, quer em Portugal quer no exterior”.
Maria Beatriz da Silva Lima distinguida com a Medalha de Honra da OF
Jorge Manuel Moreira Gonçalves, licenciado em Ciências Farmacêuticas pela FFUP, doutorado em Farmacologia e agregado pela mesma instituição, ao longo da sua carreira, distinguiu-se pela produção científica relevante e pelo compromisso contínuo com a valorização da profissão farmacêutica.
Em 2015, foi condecorado pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, com o grau de Comendador da Ordem da Instrução Pública, comenda que distingue os altos serviços prestados à causa da educação e do ensino.
Fernando Jorge dos Ramos distinguido com a Medalha de Honra da OF
A Medalha de Honra
De acordo com o portal da OF, é a distinção mais importante atribuída pela OF, reservada a individualidades de reconhecido mérito, idoneidade e contributo excecional para a valorização da atividade farmacêutica e das Ciências da Saúde.




