IQVIA Patient Summit: Um passo fundamental para integrar as associações de doentes no ecossistema da saúde 265

A IQVIA reconhece a missão das associações de doentes como agentes de mudança. Durante o IQVIA Patient Summit 2025, que decorreu no dia 30 de junho no Tivoli Oriente, saiu reforçada a necessidade da colaboração entre as associações de doentes e os principais intervenientes do setor da saúde, promovendo a sua integração nos processos de decisão, inovação e impacto.

A agenda do evento incluiu temas como a integração europeia das associações de doentes, oportunidades a nível nacional, inovação nos modelos de colaboração e o seu papel na transformação social e empresarial. A presença de decisores públicos, líderes de opinião e especialistas do setor garantiu uma discussão multidisciplinar e orientada para resultados concretos e um roteiro de ação.

O evento contou com a participação de figuras de destaque do setor da saúde, incluindo Ana Povo, Secretária de Estado da Saúde do Governo de Portugal, e Maria do Céu Machado, coordenadora do Grupo de Trabalho Intersetorial para o Plano das Doenças Raras.

O programa incluiu ainda intervenções de Jaime Melancia, Presidente da Plataforma Saúde em Diálogo, Paula Guimarães, Empreendedora Social, João Eurico Cabral da Fonseca, Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e Diretor do Serviço de Reumatologia da ULS Santa Maria, Cláudia Furtado, Diretora da Direção de Planeamento Estratégico e Informação do INFARMED, I.P., e Liliana Guerra, Coordenadora do Pilar de Capacitação da AICIB.

Durante o evento, os workshops tiveram um papel central na promoção da inovação colaborativa no setor da saúde. Através de três áreas-chave — Social e Assistencial, Defesa de Direitos e Políticas Públicas, e Literacia e Consciencialização em Saúde — os participantes foram convidados a cocriar soluções práticas e sustentáveis, reforçando o papel das associações de doentes como agentes ativos na transformação do ecossistema da saúde. Estas dinâmicas promovem o diálogo intersetorial e a partilha de boas práticas, essenciais para uma integração mais eficaz e inclusiva.

Após o IQVIA Patient Summit 2025, segue-se a publicação de um white paper que resumirá os resultados e conclusões das sessões de trabalho. Este documento servirá como ferramenta estratégica para orientar futuras iniciativas e reforçar a cooperação entre as associações de doentes e os restantes intervenientes do ecossistema da saúde.