Investigadoras da FFUL fazem parte de consórcio que venceu o EU4Health 587

A Universidade de Lisboa integra o consórcio internacional vencedor do concurso EU4Health (UE para a Saúde), um programa de financiamento europeu dedicado à investigação translacional e à promoção da saúde.

Filipa Alves da Costa e Rita Guedes, professoras da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL), fazem parte da equipa portuguesa, através dos grupos de investigação ‘Saúde Pública e Utilização de Medicamentos’ e ‘Química Medicinal Computacional’ do iMed.ULisboa, contando ainda com o apoio da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP).

 

PACE (Pathway to Equitable Access: Expanding Cancer Prevention Vaccination in European Prison Settings)

Tem como objetivo, de acordo com o site da FFUL, reduzir o impacto dos cancros associados ao vírus do papiloma humano (HPV) e às hepatites virais (HBV e HCV) em populações prisionais, um dos grupos mais vulneráveis e com maiores iniquidades no acesso à saúde, devido a barreiras estruturais, culturais e operacionais.

O PACE foi concebido para testar e implementar modelos inovadores e adaptados às realidades locais de sete países europeus: Itália (país coordenador), Portugal, França, Grécia, Chipre, República da Moldávia e Roménia.

Em Portugal, as intervenções decorrerão em estabelecimentos prisionais, em estreita colaboração com a DGRSP, e incidem no reforço do acesso à vacinação, rastreio e ligação aos cuidados de saúde, promovendo soluções sustentáveis e replicáveis.

No âmbito do projeto será atribuída uma bolsa de doutoramento na Universidade de Pisa, entidade coordenadora do consórcio, liderada pela Lara Tavoschi. A bolsa de 3 anos inclui coorientação da Universidade de Lisboa. As candidaturas decorrem até 18 de julho de 2025 (consulte aqui o regulamento da bolsa).